Publicidade

Correio Braziliense

Julgamento de Lula repercute na internet e na imprensa internacional

Jornais internacionais destacam o julgamento do recurso que pode definir a participação do petista nas eleições. Assunto é o mais comentando do Twitter no mundo


postado em 24/01/2018 11:00 / atualizado em 24/01/2018 11:34

O 'El País' coloca o julgamento em destaque(foto: Reprodução/El País)
O 'El País' coloca o julgamento em destaque (foto: Reprodução/El País)

 

O julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está repercurtindo na internet e na imprensa internacional. Jornais em todo o mundo destacam em suas primeiras páginas o julgamento do recurso no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) sobre o caso do triplex no Guarujá (SP). A mobilização também é intensa em Porto Alegre, local onde ocorre a sessão. Dos mais de 300 jornalistas credenciados no tribunal, 54 são de correspondentes internacionais . No Twitter, Lula e o tribunal estão entre os assuntos mundiais mais comentados.

 

O recurso de Lula é julgado no Tribunal Regional Federal de Porto Alegre nesta quarta-feira (24/1) e pode definir a participação do ex-presidente nas eleições. Os magistrados apreciam a ação do petista contra a sentença do juiz Sérgio Moro que o condenou a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A acusação é pela ocultação da propriedade de uma cobertura triplex em Guarujá, no litoral paulista, recebida como propina da empreiteira OAS, em troca de favores na Petrobras.

 

 

Os jornais norte-americanos "New York Times" e "Washington Post" falam que o 'futuro de Lula depende de um apartamento numa cidade decadente'. Além disso, um artigo diz que as provas apresentadas contra Lula estão muito abaixo do padrão que seria usado seriamente no sistema judicial dos Estados Unidos. O julgamento é o destaque da página internacional do 'El País'.

 

No Twitter, dos 10 assuntos mais comentados no Brasil, 7 estão se referindo ao que acontece em Porto Alegre. Na lista há #TRF-4, que lidera, mas há também menções para #LulaNaCadeia e #CadeAsProvas. Nos assuntos mundiais, #TRF4 é o assunto mais comentado. 

 

TRF4 nos TT´s mundiais(foto: Reprodução/Twitter)
TRF4 nos TT´s mundiais (foto: Reprodução/Twitter)
 

 

Ver galeria . 22 Fotos A polícia em frente ao Tribunal Regional FederalJEFFERSON BERNARDES/AFP
A polícia em frente ao Tribunal Regional Federal (foto: JEFFERSON BERNARDES/AFP )

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade