Politica

Após repercussão de vídeo, Cristiane Brasil enfrenta criticas de aliados

Em meio à repercussão do vídeo na lancha, a deputada enfrenta críticas de aliados enquanto tenta assumir o Ministério do Trabalho

Paulo de Tarso Lyra, Bernardo Bittar
postado em 31/01/2018 06:00
Reprodução do vídeo polêmico de Cristiane Brasil que rendeu críticas do próprio pai:

O nível de resiliência da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) só cresce, mesmo após o vídeo gravado em uma lancha na qual aparece ao lado de quatro homens sem camisa. Ela foi criticada pelo próprio pai, Roberto Jefferson, nas redes sociais. ;Uma figura pública deve ter postura de figura pública. Redes sociais são para artistas, não para políticos;, disse o petebista ao Correio. Provocou ainda constrangimentos entre alguns aliados do Planalto, incomodados com o protecionismo em torno da filha do presidente do PTB. E ela perdeu seis dos sete recursos apresentados ao Judiciário para conseguir ser empossada. Mesmo com tudo isso, o Planalto e Jefferson não têm medo de errar: ;Ela será ministra na semana que vem, as coisas estão perto de se resolver;, disse o delator do mensalão.

Em entrevista no Planalto, o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, fez comentários ácidos aos críticos da gravação. A posse de Cristiane foi suspensa pelo Supremo após denúncias de dívidas trabalhistas. Marun chamou os jornalistas de ;talibãs; e afirmou que o mais importante não está sendo discutido. ;Fazer um comentário de um vídeo de uma pessoa que aparece na praia dizendo algumas coisas. Não estava roubando. Será que todas as pessoas que andam de lancha no litoral do Rio de Janeiro são amorais ou imorais? É esse o pensamento? Você nunca andou de lancha? Nunca?;, questionou.

[SAIBAMAIS];Muita gente bate bumbo pela liberdade, mas na verdade são uns talibãs (sic) enrustidos. Queriam que ela estivesse de burca, eu acho, lá na praia. Na praia, a gente anda assim. Eu não sei vocês. Vocês vão de quê? De quimono? De Burca? Eu devo confessar a vocês que, quando vou à praia, vou de calção de banho;, disse o ministro, fazendo ironia ao afirmar que os jornalistas, hoje em dia, ;são baluartes da moral e dos costumes e da roupagem adequada;.

Um recurso foi impetrado no STF pela defesa da deputada Cristiane Brasil para continuar na luta para assumir o Ministério do Trabalho. Jefferson afirmou que ;o recurso já foi entregue e está tudo pronto;. ;Falta julgar. Esse processo seria relatado pelo Gilmar Mendes, mas a presidente avocou para si. Aguardamos o fim do recesso. Até 5 de fevereiro, acredito que esse assunto estará resolvido;, acredita.

Tempo diferente

Em um jantar com jornalistas, no entanto, Cármen Lúcia disse que ;o tempo do Judiciário não é igual ao da política nem ao da imprensa;. Já foram proferidas seis decisões contra a posse da deputada como ministra de Temer. Aliados do governo não esconderam o desconforto com as imagens da parlamentar na lancha. Mas ninguém quer comprar a briga contra o PTB pelo simples fato de o presidente Michel Temer ter deixado claro que, na reforma ministerial que será feita após a saída dos auxiliares que vão concorrer em outubro, os nomes serão trocados, mas as legendas continuarão com o espaço que têm hoje. ;Todo mundo tem medo de, quando chegar a hora da própria indicação, as demais legendas cresçam o olho e queiram ;roubar;a vaga;, diz um aliado de Temer.

;Será que todas as pessoas que andam de lancha no litoral do Rio de Janeiro são amorais ou imorais? É esse o pensamento? Você nunca andou de lancha? Nunca?;
Carlos Marun, ministro da Secretaria de Governo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação