Politica

Temer assina decreto que simplifica as atividades de pesquisa e inovação

Entre os principais pontos previstos no texto está a criação de novos mecanismos para integrar instituições científicas e tecnológicas (ICTs)

Rodolfo Costa
postado em 08/02/2018 17:10

O presidente Michel Temer assinou decreto que promete assegurar mecanismos jurídicos capazes de impulsionar a ciência no Brasil
O presidente Michel Temer assinou um decreto que promete assegurar mecanismos jurídicos capazes de impulsionar a ciência no Brasil. Nesta quinta-feira (8/2), ele referendou o chamado Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Lei 13.243/16. Entre os principais pontos previstos no texto está a desburocratização das atividades de pesquisa e inovação, e a criação de novos mecanismos para integrar instituições científicas e tecnológicas (ICTs).

[SAIBAMAIS]A matéria estabelece, ainda, outros importantes legados, como: aumento da interação entre ICTs e empresas; o incremento de incentivos para a promoção de ecossistemas de inovação; diversificação de instrumentos financeiros de apoio à inovação; maior compartilhamento de recursos entre atores públicos e privados; simplificação de procedimentos de importação de bens e insumos para pesquisa; novos estímulos para a realização de encomendas tecnológicas; e flexibilidade no remanejamento entre recursos orçamentários.

O marco regulatório foi comemorado pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilberto Kassab (PSD). ;É um trabalho de muitos anos, de diversas instituições públicas, privadas, do governo, e que nos permitiu, depois de muito debate e discussão, chegar na regulamentação. É um dia importante;, destacou.

Com a lei assinada, Kassab prevê o aprimoramento da relação entre empresas e o governo. ;Ela torna mais transparente e dá mais amparo para que não haja nenhuma dúvida em relação à legalidade. Traz mais segurança para o pesquisador e o agente público, dando mais condições para o Brasil avançar. Temos, no Brasil, uma ciência de excelência. Mas não tínhamos uma legislação compatível com essa excelência;, avaliou.

A expectativa aponta, também, para a ampliação de recursos destinados às áreas de inovação e tecnologia. ;Vai aumentar com certeza, porque vai trazer mais segurança. Só o tempo vai mostrar o quanto, mas, com certeza, com a segurança que essa legislação e regulamentação traz, nós vamos ter questões sendo destravadas no poder público, e no âmbito do capital privado, haverá mais segurança;, frisou Kassab.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação