Politica

Após ser chamado de ''fascista'', Bolsonaro processa Jean Wyllys

Informação foi publicada pelo jornal O Globo; pré-candidato ao Planalto entrou com ação junto ao Supremo Tribunal Federal (STF)

Gabriel Ronan/Estado de Minas, Estado de Minas
postado em 14/02/2018 16:09

Novo capítulo na relação polêmica entre os dois deputados
As rusgas entre os deputados federais Jean Wyllys (PSOL/RJ) e Jair Bolsonaro (PSC/RJ) ganharam um novo capítulo. De acordo com informações do jornal O Globo, o pré-candidato à Presidência da República processou Wyllys por injúria, calúnia e difamação.

Tudo começou em agosto do ano passado, quando o parlamentar do PSOL criticou Bolsonaro, em entrevista ao portal de notícias O Povo Online, do Ceará. Durante o vídeo, Jean Wyllys usa palavras como ;;burro;;, ;;ignorante;;, ;;corrupto;; e ;;fascista;; para se referir ao colega.

Ainda assim, na ocasião, Wyllys não citou nominalmente Jair Bolsonaro. Entretanto, ele se referiu ao PP ; então partido do colega. Além disso, Wyllys menciona a palavra ;;mito;;, usada pelos eleitores de Bolsonaro para identificá-lo.

Em sua queixa-crime, Jair Bolsonaro pede que a imunidade parlamentar de Wyllys não seja considerada no processo. A justificativa se baseia no fato do deputado do PSOL, no momento da entrevista, não estar em atividade parlamentar.

Ainda segundo o jornal O Globo, a defesa do pré-candidato à Presidência da República ainda solicita que a pena seja incrementada em um terço. Isso porque a entrevista foi dada a um veículo de comunicação, o que facilitaria ;;a divulgação da calúnia, da difamação ou da injúria;;.

O processo foi encaminhado ao ministro Celso de Mello. Cabe a ele aceitar ou não a queixa-crime.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação