Politica

Temer está decidido a criar ministério para segurança pública

Os últimos acontecimentos de violência no Rio de Janeiro, em que bandidos fizeram arrastões em bairros da zona sul, preocupam o presidente

Rodolfo Costa
postado em 15/02/2018 15:00

O presidente cobrou estudos necessários para a instituição do ministério
A criação de um ministério responsável única e exclusivamente pela segurança pública está mais perto de virar realidade. O ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun, afirmou que o objetivo é instituir a pasta para que o governo federal possa entrar de forma mais incisiva na questão. ;O presidente (Michel Temer) está decidido, mas ainda não há nada definido;, afirmou.
Os últimos acontecimentos de violência no Rio de Janeiro, em que bandidos fizeram arrastões em bairros da zona sul, preocupam Temer. ;Ele ficou chocado com algumas situações de violência extrema e até de aparente descontrole que se evidenciaram em alguns pontos do Brasil nos últimos dias;, disse Marun. As conversas em torno da criação do ministério já começaram. ;Existem alguns ministros envolvidos na discussão desse tema e debatendo diretamente com o presidente;, disse o articulador político do governo.
Tudo, no entanto, ainda está em fase embrionária. O presidente cobrou estudos necessários para a instituição do ministério. Somente após isso alguma decisão será tomada. ;A palavra final será dele, a partir do momento em que receber os estudos e participar dos debates que estão sendo conduzidos ainda internamente;, afirmou Marun. Eventuais candidatos ao posto de ministro da pasta sequer são cogitados. ;Primeiro o presidente vai avaliar, depois vai decidir, depois vai pensar em nomes;, ressaltou o ministro.
Atualmente, o Ministério da Justiça também se encarrega dos assuntos de segurança pública. A criação de uma nova pasta para cuidar do tema pode, no entanto, mexer na estrutura da Polícia Federal, atualmente subordinada à Justiça. Para Marun, isso não seria um problema. ;Penso que esta questão de onde a PF vai estar é uma questão de segundo plano. Se o presidente chegar à conclusão que é necessário um ministério extraordinário para que auxiliemos os estados e venhamos a atuar diretamente na solução desse problema que se torna cada vez mais grave no Brasil, isso deve ser feito;, ponderou.
O responsável pela articulação política entre o Planalto e o Congresso Nacional prega, entretanto, que não é o ministério o único responsável por resolver o problema da insegurança no país. ;O ministério não resolve problema de segurança pública. As ações a serem adotadas e levadas a efeito pelo ministério pode, sim, contribuir com os problemas;, sustentou Marun.
A ideia é que a pasta trabalhe com ações coordenadas junto aos estados, para melhor auxílio às unidades da federação. Apesar da situação da violência no país, Marun evitou fazer críticas às gestões estaduais. ;Temos que avaliar a concretude do que está acontecendo. E a concretude é que, se fizeram todos o que foi possível, o possível não foi suficiente para avançar na questão da situação. Temos que avançar;, enfatizou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação