Paulo de Tarso Lyra
postado em 19/02/2018 16:29
O líder da minoria da Câmara José Guimarães (PT-CE) pediu para que a oposição obstrua a votação do pedido de intervenção federal no Rio de Janeiro, previsto para o início da noite desta segunda-feira (19/2).
Segundo Guimarães, existe outras formas de se combater a violência no Rio, como a utilização da Força Nacional de Segurança e a implementação dos decretos da GLO (Garantia da Lei e da Ordem). ; Já vimos várias vezes Jungmann (Raul Jungmann; ministro da Defesa) defendendo as forças armadas do Rio. Qual o balanço do que foi feito até agora? Qual o tamanho do investimento que será empregado nessa intervenção; questionou Guimarães.
[SAIBAMAIS]O deputado petista admite que a população carioca é favorável a medida mas complementa que este assunto é bastante serio para ser decidido sem debate.
Durante reunião na manha desta segunda-feira no Conselho da Republicas, com o presidente Temer, Guimarães afirmou que o pmdebista prometeu encaminhar um projeto ao Congresso especificando os recursos que serão empregados nesta ação militar. ;Não temos aí uma PEC estipulando teto de gastos? O governo terá de tirar estes recursos de algum lugar. De onde eles vão sair?; indagou Guimarães.
Os partidos de oposição têm uma reunião marcada pra às 17h desta segunda-feira e a estratégia é, primeiramente, impedir o quorum para abertura da votação e tentar impedir a análise da matéria em si. Para ser aprovada a intervenção, o governo precisa de no mínimo 257 votos.