Politica

Temer anuncia Jungmann como ministro extraordinário da Segurança Pública

No lugar de Jungmann, na Defesa, assume o general Joaquim Silva e Luna, atual secretário-geral da pasta

Rosana Hessel
postado em 26/02/2018 08:14
O nome do ministro sempre foi o preferido do governo para a nova pasta
O governo anunciou oficialmente, nesta segunda-feira (26/2), a criação de mais um ministério, que será comandando pelo atual ministro da Defesa, Raul Jungmann. O porta-voz da Presidência da República, Alexandre Parola, informou que "o presidente Michel Temer edita nesta segunda a medida provisória instaurando o Ministério Extraordinário da Segurança Pública". A posse está marcada para acontecer nesta terça, às 11h.

[SAIBAMAIS] Segundo o porta-voz, o general do Exército Joaquim Silva Luna assumirá interinamente o Ministério da Defesa. "A pasta da segurança pública coordenará e promoverá a integração dos serviços de segurança pública de todo o território nacional em parceria com os entes federativos", disse Parola. A nova MP será publicada nesta terça-feira no Diário Oficial União (DOU).
O general Silva e Luna será o primeiro militar a comandar a Defesa desde 1999. Atual secretário-geral da pasta e ex-chefe do Estado Maior do Exército, o engenheiro e general do Exército da reserva é bastante respeitado entre os civis da Esplanada. Interlocutores contam que ele é bastante duro em suas convicções, mas um lorde no trato com as pessoas.

Contra-mão do prometido

Quando Temer assumiu o governo, em maio de 2016, havia 32 ministérios, e o emedebista havia prometido reduzir esse número. Naquela época, chegou a diminuir o primeiro escalão de 32 para 23, mas, o quadro voltou a crescer em meio às críticas sobre a extinção de algumas pastas e às denúncias de corrupção contra o presidente. Isso fez o governo caminhar na contramão do prometido ajuste fiscal.

Atualmente, o site do Palácio do Planalto informa que existem 28 ministérios. Logo, com essa nova pasta, esse número passará para 29, ficando cada vez mais próximo ao que havia antes do afastamento da ex-presidente Dilma Rousseff no processo de impeachment.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação