Politica

Ministro Luís Roberto Barroso, do STF, toma posse no TSE

O novo integrante assume a terceira vaga do STF dentro da corte eleitoral, após a saída do ministro Gilmar Mendes

Deborah Fortuna
postado em 27/02/2018 22:25
O novo integrante assume a terceira vaga do STF dentro da corte eleitoral, após a saída do ministro Gilmar Mendes
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, tomou posse, nesta terça-feira (27/2), como ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele fica no órgão por dois anos, e pode ser reconduzido por mais um biênio. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Corte, ministro Luiz Fux.

Entre as autoridades presentes, estavam o vice-presidente do Senado Federal, Cássio Cunha Lima, o vice-presidente do STF, ministro Dias Toffoli, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, o vice-procurador-geral eleitoral, Humberto Jacques de Medeiros, e o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Carlos Lamachia.

O novo integrante assume a terceira vaga do STF dentro da corte eleitoral, após a saída do ministro Gilmar Mendes. No início do mês de fevereiro, Luiz Fux assumiu o cargo de liderança do órgão, tendo como vice-presidente a ministra Rosa Weber, ambos também do Supremo. ;Eu sou empenhado em melhorar a qualidade da vida política no Brasil, eu sou empenhado em avançar a agenda da reforma política. Já tivemos avanços importantes, como a proibição de coligações em eleições proporcionais. É preciso avançar mais;, afirmou Barroso.

O ministro assume o cargo em um ano eleitoral conturbado. Por isso, para ele, o órgão tem muitos desafios pela frente. ;As eleições são um grande momento. O TSE tem um grande trabalho. Temos um dos melhores sistemas de apuração do mundo para compensar um sistema político muito ruim;, comentou. ;O Brasil vive um momento de refundação. A sociedade brasileira vive um nível de conscientização. Há uma imensa demanda por integridade, idealismo, patriotismo. Essa é a energia que muda paradigmas e muda a história;, concluiu.

Barroso integra o STF desde junho de 2013, e no ano seguinte, assumiu como ministro substituto do TSE. Ele foi reconduzido por mais um biênio em 2016.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação