Anna Russi*
postado em 13/03/2018 23:56
A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) tem novo presidente. O promotor de Justiça Victor Hugo Azevedo tomou posse na noite desta terça-feira (13/3), em Brasília. Manoel Victor Sereni Murrieta e Tavares foi nomeado primeiro vice-presidente; Tarcísio José Sousa Bonfim assumiu o cargo de segundo vice-presidente; e o posto de secretário geral da conamp foi para Elísio Teixeira Lima.
Azevedo ingressou no Ministério Público do Rio Grande do sul (MPRS) em 1983, na Promotoria de Justiça de Catuípe. Atuou nas Promotorias de Horizontina, Santa Rosa e Cruz Alta. Além disso foi promotor-corregedor e coordenador do Gabinete de Planejamento Institucional do MPRS. Atualmente, era titular do 3; cargo de Promotor de Justiça da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Porto Alegre. Presidiu a Associação do MPRS por dois mandatos, e atuou como 2; e 1; vice-presidente da CONAMP.
Vitor hugo Azevedo, agora presidente da Conamp, definiu a posse como algo ;muito maior; do que o que havia almejado para sua carreira profissional. ;Impossível descrever a honra que me acomete nessa hora;, disse. Segundo ele, em seu mandato ele lutará para preservar o modelo do Ministério Público de 1988. Ele afirmou que é necessária uma reflexão da realidade e do momento histórico que o Brasil vive hoje.
;Farei de tudo para ajudar a tornar esse país em um lugar no qual tenhamos orgulho de viver;, afirmou. Azevedo lembrou, ainda, da discussão da Pec 37, que visava limitar e dificultar o poder de investigação do Ministério Público. Ele fez um agradecimento especial a ex-presidente da Casa, Norma Cavalcanti, e destacou que ela foi a primeira mulher a dirigir a CONAMP. ;Foi um privilégio minha querida amiga, sem dúvidas você marcou a história do Ministério Público e da CONAMP;, definiu.
Norma fez um discurso para se despedir do posto e homenagear sua equipe e entregar o posto de presidência. ;Sinto-me feliz em entregar o comando da nossa conamp ao meu colega Victor Hugo, que trabalhou comigo e ao lado de homens e mulheres do bem;, disse. Ela destacou que o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) comandado pela Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, serve como fonte de inspiração.
;Em cada dificuldade abrimos uma janela para o diálogo e também para o enfrentamento de lutas, se preciso;, frisou ela. A ex-presidente destacou que a indignação ensina a não gostar das coisas como estão ;a coragem nos ensina a mudá-las;, finalizou.
Entre as autoridades presentes, também estiveram presentes na solenidade de posse a Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge; os ministros do Supremo Tribunal da Justiça, Herman Benjamin e Mauro Campbell; o ministro do Supremo Tribunal Militar, Péricles Aurélio Lima de Queiroz.
*Estagiária sob supervisão de Anderson Costolli