Politica

"Sósia" de Lula em folheto de missa provoca reação nas redes sociais

Segundo a editora Paulus, responsável pelo material, o desenho foi feito há mais de dois anos pelo ilustrador italiano Stefano Pachi

Gustavo Werneck/Estado de Minas, Juliana Cipriani/Estado de Minas
postado em 14/03/2018 17:13
A ilustração da conversa de Jesus e Nicodemos provocou reações nas missas
À imagem e semelhança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou simples coincidência? Uma ilustração do folheto da missa de domingo, que chamou a atenção de fiéis nas igrejas do país pela semelhança de um dos personagens bíblicos com o petista, está rendendo polêmica nas redes sociais. Mas segundo a Editora Paulus, responsável pela produção do Semanário Litúrgico-Catequético, trata-se de um desenho feito há mais de dois anos por um artista italiano. A ilustração é de Stefano Pachi.

Muitos fiéis que participaram da missa no último domingo se surpreenderam ao receber, na entrada da igreja, o folheto para acompanhar a celebração. É que no alto da primeira página da publicação, há uma ilustração mostrando o encontro de Jesus e Nicodemos, que, prestando bem a atenção, é muito parecido com o ex-presidente petista.
A ;teoria da conspiração; tomou conta da internet e muitos começaram a divulgar o folheto, dizendo se tratar da imagem de Lula. ;Hoje fui à missa e me deparei com essa foto de JC (Jesus Cristo) batendo um papo com o Lula;, disse um internauta no Twitter. ;O que significa o rosto de Lula em um folheto de missa;, perguntou outro. Os mais revoltados com a suposta provocação divulgaram uma montagem do planfleto com o Facebook do redator do livreto, dizendo que ele seria defensor do petista nas redes sociais.


Ataques virtuais

O redator da peça, Padre Nilo Luza, se tornou alvo de ataques no Facebook. Houve até quem falasse na excomunhão dele e o chamasse de herege. ;Que vergonha ver um (padre) apoiando esse ladrão. Você vai pagar caro por apoiar um partido comunista, vai responder no tribunal Divino!”, disse uma usuária. Ele foi questionado sobre qual seria sua intenção ao ;divulgar o comunismo na igreja de Jesus;. Outro crítico reclamou que havia posts de notícias políticas no perfil do religioso. ;Triste o comportamento de certos padres e bispos da igreja católica no Brasil, eles sabem muito bem que o comunismo foi condenado pelos dez últimos papas.; Padre Nilo também recebeu apoio de alguns. "Esquenta não. Esse povo ta maluco mesmo", disse um internauta.
Nas igrejas da capital e Grande BH, houve comentários, que se estenderam para as redes sociais. ;Será que o Lula está querendo pagar seus pecados?;, comentou um católico com bom humor. Já outro começou a imitar a voz característica do ex-mandatário e comentou, com respeito, que a semelhança era grande demais. ;O olhar, principalmente. A barba nem falo...; Já o desenho de Jesus não lembra nenhum político, principalmente nenhum candidato à presidência da República.


Lula ou Nicodemos?

Durante a Liturgia da Palavra, foi feita a leitura: ;Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: ;Do mesmo modo como Moisés mandou levantou a serpente do deserto, assim é necessário que o Filho do homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna (;) Mas quem age conforme a verdade, aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus;.

Numa pesquisa na Wikipédia, vem a explicação sobre o personagem bíblico. Nicodemos foi um fariseu, membro do Sinédrio, mestre da Lei, que, segundo o Evangelho de João, mostrou-se favorável a Jesus. A igreja católica venera-o como São Nicodemos. A Ordem Franciscana ergueu uma igreja que tem o seu nome e o nome de São José de Arimatéia em Ramla, Israel.

Desenho de artista italiano


Em nota, a Editora Paulus, que também chegou a ser alvo de críticas, informou que segue a linha editorial da Itália, inclusive com a mesma publicação. "Como informado na seção de créditos do folheto O DOMINGO, n; 12, de 11/3/2018, a imagem que retrata um diálogo entre Jesus e Nicodemos é uma ilustração do artista italiano Stefano Pach;, produzida há mais de dois anos, e não faz qualquer alusão à figura do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação