Jornal Correio Braziliense

Politica

Brasil e Colômbia conversam sobre reforçar segurança nas fronteiras

Durante visita de presidente colombiano, Juan Manoel Santos, Temer disse que êxodo venezuelano "perturba" países vizinhos da América Latina



O presidente Michel Temer aproveitou a visita oficial do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, ao Brasil para reforçar a segurança na divisa além de ampliar a parceria com o país vizinho em várias frentes, como econômica, comercial e cultural. ;Conversamos sobre uma questão que aproxima os dois países: a segurança pública e o combate ao crime organizado. Queremos reforçar cada vez mais nossas fronteiras;, disse Temer, nesta terça-feira (20/03) após um encontro bastante extenso com Santos e sua comitiva no Palácio do Planalto.

Após um encontro que durou cerca de duas horas e meia, Temer destacou que ele e Santos não deixaram de tratar sobre a crise institucional da Venezuela que afeta diretamente os dois países. ;Esse êxodo venezuelano para o Brasil e para a Colômbia perturba os países da América Latina. E nós sempre fizemos questão de explicitar que a nossa relação com a Venezuela é institucional, de estado com estado. Mas isso não significa que patrocinemos o que está acontecendo no país sob o enfoque político;, afirmou. ;O que foi tratado na reunião é que queremos a pacificação política, a democracia plena e a não agressão aos que se opõem ao regime que por ora está constituído;, completou.

O presidente colombiano também destacou o esforço dos dois países para ampliar as conversas com o presidente venezuelano Nicolás Maduro a fim de que ele restabeleça a democracia no país vizinho.;Vamos convidar Maduro para aceitar ajuda humanitária oferecida. Não entendemos como eles recusam esse tipo de ajuda. Seguiremos trabalhando em todas as frentes pra restabelecer a democracia na Venezuela;, afirmou ele, agradecendo o apoio do governo brasileiro nas negociações do processo de paz do governo colombiano com as Farc, acordo com rendeu o Prêmio Nobel da Paz para Santos em 2016.

Temer elogiou a atuação de Santos no processo que trouxe a paz para o país vizinho e destacou que a troca de experiência entre os dois países pode ser fruto de uma cooperação na área de segurança pública.


Comércio

Durante a declaração conjunta no Palácio do Planalto, Temer classificou o encontro com Santos como ;muito produtivo; e afirmou que o Brasil tem interesse em ampliar o comércio com a Colômbia e de uma aproximação da Aliança do Pacífico, bloco comercial do qual o país vizinho faz parte ao lado de Chile, México e Peru.

;Assinamos vários acordos entre Brasil e Colômbia. O momento é de especial convergência entre os dois países. Patrocinaremos com muito entusiasmo um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a Aliança para o Pacífico. Há clima e condições para esse acordo;, disse o presidente brasileiro, lembrando que, em 2017, entrou em vigor o acordo de livre comércio entre Bogotá e o Mercosul e destacou que o comércio com o país vizinho cresceu 25%. Temer adiantou que o governo brasileiro iniciou negociações sobre compras governamentais os colombianos.


Acordos

Os governos do Brasil e da Colômbia assinaram dois documentos durante a visita de Santos ao Palácio do Planalto nesta terça-feira no fortalecer ainda mais a cooperação bilateral nas áreas econômica e comercial, além do alinhamento entre os temas de interesse mútuo. A conversa acabou se estendendo por mais de uma hora do previsto, atrasando a agenda das autoridades. O primeiro, uma declaração conjunta sobre o reconhecimento mútuo do Certificado de Origem Digital -- instrumento que visa simplificar os procedimentos do comércio entre os dois países e aproveitar melhor os benefícios do acordo de livre comércio firmado entre Colômbia e Mercosul. O segundo, um memorando de entendimento para fortalecer a cooperação econômica e comercial entre os dois países em matéria de micro, pequenas e médias empresas, empreendedorismo e artesanato.

Um terceiro documento foi assinado durante o almoço entre os dois presidentes no Palácio do Itamaraty. Trata-se de um memorando de entendimento entre os dois governos para fomentar e implementar o desenvolvimento da agricultura familiar, foi destacado pelo presidente da Colômbia como mais um exemplo de parceria entre os dois países. A iniciativa visa fazer um pré-diagnóstico e definir em conjunto com as instituições colombianas o objetivo e os resultados de um futuro projeto de cooperação.

Durante o brinde no almoço, Santos destacou que pretende dedicar-se à vida acadêmica após deixar o governo enquanto que Temer confessou a ele que pretende escrever um livro. A exemplo do discurso de Temer, ele reforçou o interesse em ampliar parcerias com o Brasil, principalmente, no comércio e nos investimentos bilaterais. ;Temos objetivos em comum e num mundo globalizado as oportunidades se multiplicam quando trabalhamos juntos;, disse.