Politica

Polícia identifica autor de ameaça a vereadora de Niterói amiga de Marielle

O PSOL não acredita que o caso de Talíria Petrone esteja relacionado com o assassinato da vereadora

Agência Estado
postado em 28/03/2018 10:27
O caso das ameaças à Talíria foi encaminhado ao Ministério Público Estadual
A Polícia Civil identificou e interrogou esta semana o homem que ameaçou de morte a vereadora Talíria Petrone (PSOL), de Niterói, na região metropolitana do Rio. O nome do acusado não foi divulgado, mas a polícia confirmou que ele admitiu ter feito as ameaças "por motivos políticos".

Parlamentar mais votada do município, única mulher na Câmara Municipal, negra e feminista, Talíria era amiga da vereadora Marielle Franco, também do PSOL, assassinada no último dia 14.

O partido não acredita que os dois casos estejam relacionados. O caso das ameaças à Talíria foi encaminhado ao Ministério Público Estadual. O homem foi indiciado por injúria, calúnia e difamação e liberado.

Histórico

As ameaças à vereadora começaram nas redes sociais. "Desde o início do mandato, numa Câmara majoritariamente conservadora, com muitos representantes da extrema direita, sofro ameaças", contou a vereadora. "Enfrento muitas reações: são ataques sistemáticos nas redes sociais, em que sou chamada de ;vagabunda;, em que dizem que se me encontrarem na rua vão ;meter uma bala na minha cara;, para eu ;voltar para a senzala; "

Depois, a hostilidade ficou mais visível. A sede do PSOL em Niterói foi invadida por um homem armado, que ameaçava a vereadora. Segundo assessores, latas de tinta são mantidas na sede só para apagar pichações contra ela. Em eventos públicos, são comuns xingamentos e ameaças como "só matando mesmo".

"Mas chegou ao ápice em 14 de novembro, quando foram feitas ligações sistemáticas para a sede do PSOL, me chamando de ;piranha;, de ;vagabunda;, dizendo que iam explodir a sede do partido, me matar com uma bomba", contou Talíria. Ela registrou queixa na 76; Delegacia de Polícia, em Niterói.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação