Politica

Reforma ministerial vai afetar 14 pastas; quatro já foram confirmadas

Por enquanto, quatro ministérios já confirmaram por mudanças nas chefias: Transporte, Saúde, Fazenda e Planejamento

Hamilton Ferrari
postado em 01/04/2018 22:08
A expectativa do governo é de que 14 pastas passem pela reforma ministerial, que deve ocorrer durante esta semana. Por enquanto, quatro ministérios já confirmaram por mudanças nas chefias: Transporte, Saúde, Fazenda e Planejamento. O último foi confirmado na tarde deste domingo (1;/4) pelo presidente Michel Temer.
Assumirá a pasta o secretário-executivo, Esteves Colnago. O atual ministro, Dyogo Oliveira, vai assumir a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ambos se encontraram com Temer e uma série de ministros e líderes para tratar do tema. ;O presidente está analisando está discutindo e vai ter condições de formar ainda nesta semana todo o gabinete ministerial;, comentou o líder do governo no Senado, Romero Jucá (MDB-RR), na saída da reunião.
Também estavam os ministros da Secretaria de Governo, Carlos Marun, da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, da Casa-Civil, Eliseu Padilha, e o vice-líder do governo na Câmara, Darcísio Perondi.
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que tentava emplacar o secretário de Acompanhamento Econômico, Mansueto Almeida, na chefia do Planejamento não participou do encontro. Na saída da reunião, Marun afirmou que o presidente Temer ouviu o ministro Dyogo Oliveira ;de forma mais decisiva;, já que é o líder da pasta.

Comando da Fazenda

Meirelles está de saída da pasta para tentar a candidatura à Presidência pelo MDB. Ele vai se desfiliar do PSD para ingressar no MDB. A cerimônia será às 11h na sede do partido, no Lago Sul.
O mais cotado para substituir o ministro é o do secretário-executivo da pasta, Eduardo Guardia. Apesar disso, o nome ainda não foi confirmado pelo presidente Michel Temer. Jucá negou que haja um impasse na definição de Guardia na Fazenda, conhecido por ter pouca habilidade política com o Congresso Nacional.
;Não é um impasse. O que há, na verdade, são tratativas. Como o ministro Meirelles não saiu ainda (da Fazenda), em tese, ele está conversando, esgotando dentro da equipe os caminhos que ele pode propor e o presidente vai ouvir com muita atenção;, apontou o líder.
A posse da nova equipe econômica deve ocorrer na quinta-feira, segundo Marun, quando houver a definição no Ministério da Fazenda. ;Acredito que a Fazenda seja definida em dois, três dias;, afirmou o ministro.
Marun destacou que não vê ;falta de habilidade política; em Guardia, que, segundo ele, tem ;grandes chances de vir a ser o Ministro da Fazenda. ;Ele é um nome cotado, que presta um excelente serviço ao governo;, afirmou. ;Tem competência para isso, mas ainda existe a necessidade de tomada de decisão (do presidente Temer). Não vejo falta de habilidade política. Eu vejo que é uma pessoa que preenche os requisitos para o exercício dessa importante missão;, destacou.


Possível denúncia


Questionados se a reforma ministerial será utilizada para aumentar as forças do presidente sob uma possível denúncia contra o presidente, após as prisões de amigos de Temer, na última-feira (29/3), Jucá e Marun defendem que não há motivos para um terceiro processo de cassação e que os novos nomes para os ministérios precisam ter ;trânsito político;.
;Ministro é um cargo político e é claro que é preciso ter bagagem técnica, mas o foco do presidente é ter uma visão política e técnica conjuntamente;, afirmou o líder do governo no Senado. ;Os ministros têm que ter trânsito político. Não quer dizer que nós tenhamos a necessidade de colocar à frente (dos cargos) políticos;, destacou Marun. O Palácio do Planalto tema que uma terceira denúncia contra o presidente saia nos próximos meses, porque a fragilidade do chefe do Executivo é ainda maior neste ano, por conta das eleições.
Jucá afirmou que Temer não está preocupado. ;O presidente está tranquilo, sabe que não há nenhum tipo de veracidade nas questões que estão sendo colocadas, portanto, o presidente está preocupado em governar e é isso que nós estamos fazendo;, afirmou Jucá. ;Não se pode pensar em cima de conjecturas. A denúncia não tem base, portanto, em tese, não tem que haver denúncia;, completou.
Marun reforçou que não existe ;possibilidade; de uma terceira denúncia contra o presidente. ;Não há como se responsabilizar o presidente por fatos, questões, boatos, eventualmente, referente a questões anteriores ao mandato;, defendeu. O ministro apontou, também, que o governo está ;andando; e segue trabalhando.
;Colhemos a cada dia números mais exitosos. Muitos apostaram num insucesso d leilão do pré-sal, arrecadamos R$ 8 bilhões no leilão, uma prova de que a economia brasileira, de que o Brasil, reúne cada vez mais confiança daqueles que querem que o país tenha futuro;, disse Marun. Ele também destacou que não vê a ;mínima possibilidade; que as prisões dos amigos de Temer venham a prejudicar o relacionamento positivo que o governo tem com o Congresso.

Candidatura


Jucá defendeu que ;agora; o presidente ir para o ;palanque; para se defender de qualquer acusações. ;Eu acho que qualquer ilação não deve postergar ou embotar a condição do presidente em ter o que dizer, ter o que mostrar, e ter a condição também de defender o nosso legado;, afirmou. O líder apontou que o Temer não definiu se será candidato à reeleição, ;mas está trabalhando nessa direção;. ;Se depender do MDB vai acontecer;, completou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação