Politica

Grupos pró e contra Lula fazem manifestações em BH

Grupos se concentram na véspera do Supremo decidir sobre o habeas corpus pedido pela defesa do ex-presidente

Isabella Souto/Estado de Minas
postado em 03/04/2018 19:31
Manifestação a favor de Lula com os dizeres em uma placa: condenar Lula é uma injustiça
A noite desta terça-feira é marcada por manifestações favoráveis e contrárias ao ex-presidente Lula (PT), em Belo Horizonte. O petista terá, nesta quarta-feira, (4/4), o pedido de habeas corpus analisado pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) para que ele não seja preso até que sejam esgotados os recursos apresentados para questionar a condenação de 12 anos e um mês por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, relacionada ao triplex, no Guarujá.

[SAIBAMAIS]O grupo favorável ao ex-presidente se concentra na Praça Afonso Arinos, no Centro. Já os contrários ao petista estão concentrados na Praça da Liberdade.

Na praça Afonso Arinos, do alto de um carro de som, manifestantes se revezam no discurso a favor da liberdade do ex-presidente Lula e contra os ministros do Supremo Tribunal Federal. O grupo também está programando vigília a partir das 11h da manhã de amanhã para acompanhar a votação no Supremo, marcada para a tarde desta quarta-feira.

Diva Moreira, representante do movimento negro, não acredita que o STF vá conceder o habeas corpus ao petista. "Não dá para confiar nos juízes da Suprema Trapaça Federal. É uma casta de privilegiados que só está em busca de suas mordomias. Não têm compromisso com o povo brasileiro", disse. No local há também faixas com críticas ao juiz Sérgio Moro, responsável pela 13; Vara Federal em Curitiba (PR).
Grupo vestido de verde e amarelo a favor da condenação de Lula

Já na Praça da Liberdade, manifestantes defendem a prisão do ex-presidente Lula e pedem que o Supremo negue o habeas corpus que garantiria a liberdade do petista. Dois trios elétricos foram montados na praça, cada um em uma extremidade. Um do MBL e outro do Vem pra Rua. Os discursos são contra os ministros do STF e pela prisão de Lula amanhã.

"Decidimos fazer essa manifestação contra a postura do STF que pode liberar os condenados em segunda instância. Se liberarem o Lula, vários criminosos terão que ser soltos", afirmou o estudante Ivan Hunter, coordenador do Movimento Brasil Livre, que organiza o evento.

Segundo os coordenadores, cerca de 2 mil pessoas participaram do ato na Praça da Liberdade. Muitos dos que estão no local vestem camisas da seleção brasileira de futebol e usam bandeiras do Brasil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação