Politica

Defesa tenta adiar prisão para que Lula compareça à missa de Marisa

Cerimônia está prevista para as 9h30 deste sábado (7/4), quando a ex-primeira-dama completaria 67 anos se estivesse viva

Bernardo Bittar
postado em 06/04/2018 19:24
Lula ao lado de Marisa, em outubro de 2016

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenta fazer com que a prisão do petista ocorra apenas neste sábado (7/4), depois de uma missa em homenagem a Marisa Letícia. A mulher de Lula faria 67 anos amanhã se estivesse viva. A cerimônia ocorre às 9h30, no Sindicato dos Metalúrgicos. Segundo o senador Roberto Requião (MDB-PR), "a ideia é que Lula permaneça no local até sábado".

[SAIBAMAIS]A senadora Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional do PT, publicou no Twitter que "Amanhã dona Marisa faria 67 anos! Nao estará celebrando com Lula e sua família. As 9:30h teremos, no sindicato dos metalúrgicos, uma missa em sua homenagem. #LulaValeALuta".

Marisa Letícia Lula da Silva morreu em fevereiro do ano passado. A ex-primeira dama sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico e, após dias de internação e várias baterias de exames, teve a morte decretada.

Mandado de prisão

Na noite de quinta-feira (5/4), o juiz Sérgio Moro, titular da 13; Vara Federal de Curitiba e responsável pela operação Lava-Jato em primeira instância, expediu mandado determinando que Lula se apresentasse voluntariamente até as 17h desta sexta-feira para cumprir os 12 anos e um mês de cadeia a que foi condenado. A apresentação voluntária, no entanto, não aconteceu.
O petista foi condenado por Moro em primeira instância. Depois, a condenação foi mantida e a pena ampliada em segundo grau pelo Tribunal Regional Federal da 4; Região (TRF-4). Lula foi considerado culpado de ter recebido um apartamento tríplex no Guarujá (SP), como forma de propina da construtora OAS.

A prisão só se tornou possível, no entanto, depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) recusou, na quarta-feira (5/4), um pedido de habeas corpus do ex-presidente. Dos 11 ministros, seis foram contrários à concessão do benefício.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação