Politica

Alckmin: decisão do STF sobre Aécio 'entristece', mas a 'lei é para todos'

O presidente do PSDB também comentou sobre a corrupção na política brasileira

postado em 17/04/2018 18:05
Geraldo Alckmin sentado com o microfone na mão
O presidente do PSDB, Geraldo Alckmin, disse nesta terça-feira, 17/4, que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de tornar o senador Aécio Neves (PSDB-MG) réu por obstrução de Justiça e corrupção passiva "entristece", mas enfatizou que não existe Justiça "vermelha ou amarela" e, portanto, é preciso respeitar as decisões dos magistrados. "Claro que entristece (a decisão do STF). Não existe Justiça verde, amarela, vermelha ou azul. Decisão judicial se respeita, a lei é para todos", afirmou.

[SAIBAMAIS]Alckmin foi questionado então sobre o embaraço criado ao seu partido, às vésperas das eleições presidenciais, por ter um senador no banco dos réus. Pré-candidato do PSDB à Presidência, Alckmin negou qualquer constrangimento. E também disse que o senador é quem decidirá seu futuro político. "Cabe a ele (Aécio Neves) definir o que fazer (sobre candidatura em 2018), como vai fazer", afirmou.

Mais cedo, em palestra para vereadores, durante evento organizado pela Associação Brasileira de Câmaras Municipais (Abracam), Alckmin foi questionado exatamente sobre o tema da corrupção e elevou o tom. "Quem enriquece na política é ladrão", disse.

À imprensa, ele não quis analisar se esse também era o caso do seu colega de partido. "Não vou fazer um pré-julgamento (sobre o caso). Aécio é de uma família abastada", respondeu.

Presente ao evento com Alckmin, o presidente do PSDB de Minas Gerais, deputado Domingos Sávio, procurou dissociar o julgamento da imagem do partido, assim como outros tucanos fizeram desde o início do dia. "Era previsível (o resultado do julgamento), mas não é que seja uma coisa natural. Agora é oportunidade de ele (Aécio) se defender", afirmou.

Sávio ainda ouviu perguntas sobre como fica a candidatura de Aécio em Minas Gerais após essa decisão. O senador tentava se viabilizar como candidato à reeleição, mesmo diante da resistência de alguns setores tucanos. "A coisa do Aécio está dissociada da política. Aécio queria o melhor para Minas e já conseguiu isso, agora ele vai cuidar da sua defesa", respondeu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação