Juliana Cipriani/Estado de Minas
postado em 26/04/2018 12:09
O senador Aécio Neves (PSDB) vai prestar depoimento nesta quinta-feira (26/4) na sede da Polícia Federal em Brasília na investigação que envolve a construção das usinas de Santo Antônio e Jirau, em Rondônia. O horário ainda não foi informado, mas a defesa do tucano confirmou que ele vai comparecer. "Ele foi intimado e vai ser ouvido, como qualquer pessoa".
O inquérito para apurar o suposto recebimento de vantagens pelo senador Aécio Neves foi autorizado pelo relator da Operação Lava-Jato, ministro Edson Fachin.
Em delação premiada, Marcelo Odebrech e Henrique Serrano do Prado falaram em pagamento de propina beneficiando Aécio e o PSDB. A verba seria relativa aos empreendimentos no Rio Madeira, nas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau.
Segundo os depoimentos, Aécio teria recebido R$ 3 milhões quando ainda era governador de Minas Gerais para defender os interesses da Odebrecht no Congresso. Marcelo Odebrecth relatou ter se encontrado com o tucano para tratar dos projetos de Santo Antônio e também Belo Monte. A intenção era cooptar um representante da oposição para interferir junto ao PSDB.
Na semana passada, um dos donos da Andrade Gutierrez, o empresário Sérgio Andrade, depôs à PF e disse ter repassado R$ 35 milhões ao senador por meio de contrato com uma empresa de um amigo de Aécio.
O tucano nega envolvimento em qualquer irregularidade.