Politica

Saiba quais os próximos passos do processo de impeachment de Pimentel

Depois de passar pelo plenário, se processo for acatado, palavra final será dada por comissão de deputados e desembargadores

Isabella Souto/Estado de Minas
postado em 26/04/2018 19:11
Fernando Pimentel
O processo que pode culminar no afastamento do governador Fernando Pimentel (PT) e posterior perda de mandato está previsto na Lei 1.079, de 1950, que trata do rito processual em caso de crime de responsabilidade. A legislação já foi alvo de questionamentos no Supremo Tribunal Federal (STF), que entendeu pela sua legalidade.

[SAIBAMAIS]Dessa forma, o rito vai seguir a lei, a Constituição estadual e o Regimento Interno da Assembleia.

O primeiro passo, concluído nesta quinta-feira, 26/4, é o acolhimento do pedido de abertura do processo de impeachment e leitura do plenário.

A partir daí o presidente da Assembleia Legislativa convoca a formação de uma comissão especial para discutir o pedido.

Os líderes partidários têm 48 horas para indicar os integrantes da comissão, que é formada por sete deputados (três da base aliada, dois da oposição e dois da bancada independente).

Formada a comissão, o grupo tem 10 dias para emitir um parecer que pode ser pela abertura do processo ou arquivamento do pedido.

Qualquer que seja o teor do parecer, ele é votado em plenário, onde é necessário o aval de 52 deputados para a sua aprovação.

Se o parecer apontar pelo arquivamento e 52 deputados aprovarem o texto, o pedido é arquivado.

Caso o parecer aponte pela abertura do processo e 52 aprovem, o processo é aberto. Fernando Pimentel é então afastado automaticamente do cargo por até 180 dias. Assume o governo o vice, Antonio Andrade (MDB).

Para analisar o caso é aberta uma comissão processante, composta por cinco deputados escolhidos pela Assembleia e cinco desembargadores sorteados pelo Tribunal de Justiça. A comissão é presidida pelo presidente do TJ mineiro.

O processo transcorre com a oitiva da acusação e defesa.

Se a comissão entender que houve crime de responsabilidade, Pimentel perde o cargo.

Se for incentado, o petista retorna ao cargo e o caso é arquivado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação