Politica

Dodge denuncia Lula, Gleisi, Palocci, Paulo Bernardo e Marcelo Odebrecht

Segundo a procuradora-geral da República, o empresário pagou US$ 40 milhões em propina para o PT em 2010, quando Lula era o presidente

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 30/04/2018 20:26
Lula e Gleisi durante evento em Brasília, em julho do ano passado
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, apresentou, nesta segunda-feira (30/4), uma nova denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ela, há indícios de que Lula foi um dos beneficiários de propina na ordem de US$ 40 milhões da Odebrecht. Também são citados na denúncia a senadora e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e os ex-ministros Antônio Palocci e Paulo Bernardo (marido de Gleisi), além do chefe de gabinete da senadora, Leones Dall Adnol, e do empresário Marcelo Odebrecht.

Na denúncia, Dodge acusa os políticos de corrupção passiva e lavagem de dinheiro e o empreiteiro de corrupção ativa. O valor mencionado teria sido prometido por Odebrecht a Lula em 2010, quando o petista era presidente, para que, depois, o empresário fosse beneficiado com decisões do governo. O dinheiro teria sido usado em campanhas do PT, incluindo a de Gleisi em 2014, afirma a denúncia.

O processo relativo à peça está no Supremo Tribunal Federal (STF) sob responsabilidade do ministro Edson Fachin, relator da Lava-Jato na Corte Suprema. Agora, cabe aos cinco ministros da Segunda Turma do STF, da qual Fachin faz parte, decidirem se aceitam ou não a denúncia. Se aceitarem, os citados no documento se tornam reús.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação