Jornal Correio Braziliense

Politica

Fachin determina abertura de inquérito para investigar políticos do MDB

Entre os políticos que devem ser investigados estão Renan Calheiros, Romero Jucá e Edison lobão

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de inquérito para investigar se políticos do MDB receberam repasses ilegais da empresa J. A investigação usará como base uma denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Cerca de R$ 40 milhões teriam sido repassados aos políticos para a campanha eleitoral de 2014, segundo apuração inicial do Ministério Público.

As informações são baseadas na delação do ex-diretor da Transpetro Sérgio Machado e do ex-dirigente da J Ricardo Saud. Nos depoimentos, a dupla cita Renan Calheiros (AL); Jader Barbalho (PA); Romero Jucá (RR); Eunício Oliveira (CE); Vital do Rêgo (PB), hoje ministro do Tribunal de Contas da União); Eduardo Braga (AM); Edison Lobão (MA); Valdir Raupp (RO); e Roberto Requião (PR), entre outros nomes.

O dinheiro teria sido repassado a pedido do Partido dos Trabalhadores (PT), de acordo com a denúncia. Apesar de boa parte da verba ter sido repassada de "forma legal", Saud afirmou que tudo ocorreu a pedido do PT para comprar parlamentares do outro partido, para manter a unidade política, já que havia risco de ruptura, o que colocaria em dúvida a governabilidade na época.