Politica

Operador de Dirceu também se entrega em Curitiba

Ele foi condenado no mesmo processo em que o petista pegou 30 anos, 9 meses e dez dias de reclusão, por corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro supostamente desviado de contrato com a Petrobras

Agência Estado
postado em 18/05/2018 20:11
O lobista Fernando Antonio Guimarães Hourneaux de Moura, apontado como operador do ex-ministro José Dirceu (Casa Civil/Governo Lula), também se apresentou à Operação Lava-Jato. Na tarde desta sexta-feira (18/5) Moura chegou à sede da Polícia Federal, em Curitiba.

[SAIBAMAIS]Ele foi condenado no mesmo processo em que o petista pegou 30 anos, 9 meses e dez dias de reclusão, por corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro supostamente desviado de contrato com a Petrobras.

Na tarde da quinta-feira (17/5), a juíza Gabriela Hardt, substituta do juiz Sérgio Moro, determinou a Moura e a Dirceu que se entregassem à Polícia Federal. O ex-ministro se entregou em Brasília e já começou a cumprir pena na Penitenciária da Papuda

Moura foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4.; Região (TRF-4) a 12 anos e 6 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. O lobista fechou delação com a Lava Jato, mas violou o acordo e perdeu os benefícios de redução de pena.

Em depoimento prestado a Moro, durante a instrução do processo que pegou Dirceu, o lobista mudou a versão que havia apresentado em sua delação.

Segundo a sentença do juiz da Lava Jato, em primeira instância, Moura sugeriu "que teriam sido inseridos indevidamente trechos em seus depoimentos prestados na fase de investigação preliminar".

"As idas e vindas dos depoimentos de Fernando Antônio Guimarães Hourneaux de Moura, impactaram de forma irrecuperável a sua credibilidade", anotou Moro, na ocasião.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação