Politica

Debate sobre fake news ressalta importância da liberdade de imprensa

Segundo Frederico Meinberg, a disseminação de conteúdos falsos é só uma parte do problema; questão precisa ser pensada como um todo, defende o promotor de Justiça

Gabriela Vinhal, Bernardo Bittar
postado em 24/05/2018 18:08
Seminário na sede do Correio Braziliense

O debate sobre fake news ultrapassa fronteiras de conteúdos fraudulentos e alcança, na maioria das vezes, a discussão sobre liberdade de expressão e de imprensa. Frederico Meinberg, promotor de Justiça e coordenador da Comissão de Proteção de Dados Pessoas do MPDFT, ressaltou, nesta quinta-feira (24/5), no evento Correio Debate: Fake News - O impacto das notícias falsas na democracia, a importância de manter a autonomia dos veículos de comunicação no cenário democrático do Brasil.

Ao se pensar em fake news, Meinberg explica que esse tipo de conteúdo é só uma parte de todo um mecanismo. Além das notícias falsas, há hackers e, principalmente, ferramentas de redes sociais, como o impulsionamento de postagemm, que podem representar um risco à democracia. "Sempre digo que fake news são só 25% do problema. Nessas eleições, hackers e impulsionamento de conteúdo vão ter mais peso. Vai ganhar a eleição quem souber usar essa ferramenta e souber o que fazer quanto aos hackers, porque eles vão aparecer", completou.

[SAIBAMAIS]Para o promotor, a quantidade de recursos financeiros aplicados em campanhas eleitorais na internet vai ser o principal diferencial nessa corrida ao Planalto. Meinberg avalia que, após a reforma política, as redes sociais ganharam ainda mais importância na cena. "O impulsionamento entrou no lugar do tempo de propaganda na televisão e desempenha um papel fundamental nas eleições", acrescentou.

Alem do promotor, foram convidados para o segundo painel "As medidas de combate às fake news" Marcelo Vitorino, professor de marketing político e digital da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, Edgard Matsuki, fundador do site Boatos.org e Carolina Bazzi Morales, vice-presidente da Associação Brasileira dos Agentes Digitais -ABRADI.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação