Politica

Temer participa de entrega de carros para conselhos tutelares

O governador Pezão agradeceu ao presidente por o governo federal ter feito a compra dos veículos no Rio de Janeiro.

postado em 24/05/2018 21:21
O governador Pezão agradeceu ao presidente por o governo federal ter feito a compra dos veículos no Rio de Janeiro.
Conselhos tutelares do país vão receber 369 veículos que foram adquiridos para doac%u0327a%u0303o aos munici%u0301pios onde eles estão instalados. Esses carros fazem parte de um lote que pode chegar a 1,2 mil unidades. A aquisição dos veículos foi feita pelo Ministério dos Direitos Humanos e pela Secretaria Nacional dos Direitos da Crianc%u0327a e do Adolescente.

Os carros foram entregues hoje (24/5), durante uma visita do presidente Michel Temer à fábrica da montadora Pegeout Citroe%u0308n, em Porto Real, no sul fluminense. Ele estava acompanhado pelo ministro de Direitos Humanos, Gustavo do Vale Rocha, do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Peza%u0303o, parlamentares e várias prefeitos dos munici%u0301pios que serão cotemplados, além de representantes do sindicato dos metalu%u0301rgicos e do Groupe PSA, empresa que venceu a licitação para a oferta dos carros.

;Será um reforço extraordinário para os Conselhos Tutelares Brasil afora;, comentou Temer. Os carros serão utilizados para transportar crianc%u0327as e adolescentes, seus parentes e pertences. Cada uma dessas unidades vai receber, também, um kit com cinco computadores, uma impressora, um refrigerador e um bebedouro.

O presidente Temer informou que, com essas novas entregas, mais da metade dos municípios brasileiros passarão a ser atendidos. Este ano, outras 600 unidades deverão receber os equipamentos. Conforme previsão do Ministe%u0301rio dos Direitos Humanos, até o fim de 2019 todos os Conselhos Tutelares devem estar equipados.

Os Conselhos Tutelares sa%u0303o o%u0301rga%u0303os auto%u0302nomos compostos por cidada%u0303os eleitos diretamente pelas comunidades locais. Eles têm como função zelar pelo cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes. De acordo com resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), cada município deve ter ao menos um Conselho Tutelar para cada 100 mil habitantes.

;Os conselhos tutelares lidam com realidades familiares difíceis e até frequentemente dramáticas. Muitas vezes sobre eles recai a tarefa de aconselhar famílias, professores, escolas e são também os conselhos tutelares que oferecem proteçao a tantos jovens vítimas até de violência domestica e de abusos;, apontou o presidente.

Temer lembrou que na semana passada houve a Operação Luz na Infância 2 para combater a exploração sexual de menores, com uma ação integrada das forças de segurança estaduais e municipais, além da Polícia Federal. ;Isso é resultado da visão integrada que o governo federal imprimiu na segurança publica. Quando criamos o Ministério da Segurança Pública, enfrentando uma questão que angustia a todos os brasileiros, o objetivo foi exatamente integrar e fazer uma cooperação permanente em toda a segurança pública;, apontou.

O governador Pezão agradeceu ao presidente por o governo federal ter feito a compra dos veículos no Rio de Janeiro.; Isso representa emprego, representa receita. Tudo o que o Rio de Janeiro precisa;, disse. Na cerimônia, o presidente Temer entregou as chaves de um dos carros ao prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação