Politica

Apelidos de juízes e procuradores da Lava-Jato: Mazzaropi, Maguila, Bispo

Mazzaropi foi o apelido dado por empresários investigados ao juiz Sérgio Moro. Saiba como eram chamadas outras figuras do Judiciário

Denise Rothenburg
postado em 11/06/2018 10:24
O comediante Mazzaropi inspirou a alcunha de Sérgio Moro
Quando foram divulgadas planilhas de empreiteiras que, segundo o Ministério Público Federal, mostravam pagamentos ilegais a diversos políticos, vieram a público uma série de apelidos pelos quais figuras públicas da República eram chamadas pelos empresários. O senador Aécio Neves (PSDB-MG) era o Mineirinho; o ex-ministro Antônio Palocci, Italiano; o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Siva, Amigo e por aí vai.

Porém, não foram apenas os receptores de propinas que receberam apelidos do pessoal das empreiteiras. Empresários presos na Lava-Jato que já deixaram a cadeia começam a espalhar como chamavam os procuradores e juízes.

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Lava-Jato na primeira instância, era "Mazzaropi". Os delegados da Polícia Federal também não escaparam. Rosalvo Ferreira Franco, que chefiou o início da Lava-Jato no Paraná, era "Maguila". E Márcio Adriano Anselmo, "Freddy Mercury".

Os apelidos sobraram para todos, inclusive para o então procurador-geral, Rodrigo Janot: "Cavalo Branco". O procurador Deltan Dallagnol era o "Bispo". E o ex-procurador Marcelo Miller, "Maçaranduba". Não é a cidade de Massaranduba e, sim, o personagem do antigo programa humorístico Casseta & Planeta, que saía distribuindo sopapos para todos os lados.
[FOTO1176375]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação