Gabriela Vinhal
postado em 21/06/2018 11:53
Durante o Seminário Internacional Brasil-União Europeia e Fake News: Experiências e desafios, que ocorre nesta quinta-feira (21/6), o ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Luiz Fux, afirmou que novas estratégias de combate às fake news nessas eleições serão documentadas em uma resolução em breve. Conforme o Correio antecipou, as medidas ampliariam a fiscalização de impulsionamento de conteúdo nas redes sociais, além de garantir transparência financeira e de publico-alvo das postagens.
Nessa semana, Fux divulgou as ações que o TSE vai implementar durante a campanha eleitoral. Entre as estratégias, estão parcerias com a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), com o Ministério Público Federal e com a Polícia Federal, para ajudar na repressão e na fiscalização do conteúdo fraudulento, além de assinar um acordo com os partidos políticos e marqueteiros profissionais contra a propagação dessas notícias falsas.
;Temos atuação em varias frentes, entre elas a atuação dos órgãos de inteligência. Essa área e boa pra rastrear os ilícitos, principalmente nas fake news. Uma das estratégias da Abin é não formatar muito, para dar autonomia a ela. O órgão sugeriu ainda outras providências por parte do TSE, essas sim serão documentadas em uma resolução;, pontuou Fux.
Além do ministro, esteve presente também o embaixador da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho, que, junto ao TSE, busca estratégias e ferramentas capazes de evitar a interferência de notícias falsas no processo eleitoral. ;O aumento da desinformação e a gravidade da ameaça provocaram uma crescente conscientização e preocupações, tanto nos Estados Membros da União Europeia como a nível internacional. No centro da nossa ação europeia está a defesa dos direitos dos cidadãos a informações de qualidade que são a pedra angular das nossas democracias", afirmou Cravinho