Politica

Desigualdade social contribui para o círculo vicioso da corrupção

A declaração foi feita pelo ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário

postado em 04/07/2018 15:16
Para o ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, o círculo vicioso da corrupção inclui de desconfiança generalizada da população em seus líderes à lógica particularista
O ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, disse que a desigualdade social no país contribui para o círculo vicioso da corrupção. Ele participou nesta quarta-feira (4/7) do Fórum do jornal O Estado de S. Paulo sobre compliance, na capital paulista.

[SAIBAMAIS]Para o ministro, as experiências de outros países que viveram o mesmo problema mostram que grandes crises ; como a que o Brasil vive ; são comuns antes que se deixe a corrupção para trás. Ele explica que o círculo vicioso inclui de desconfiança generalizada da população em seus líderes à lógica particularista. ;Isso [lógica particularista] explica os agentes envolvidos em corrupção, porque eles não entendem o dinheiro como da sociedade;, disse.

Outro fator que intensifica o círculo vicioso é a forte polarização de pensamentos na sociedade brasileira atual. ;Ou você é Flamengo ou Vasco, ou direita ou esquerda, o que dificulta muito o diálogo racional, fica difícil buscar um consenso;, declarou. O ministro defendeu que a população tenha mais acesso à informação e mais certeza da existência de planos e medidas reais por parte do governo com objetivo, ;se não de eliminar, mas detectar os casos de corrupção;.


Portal da Transparência

Segundo o ministro, a CGU respondeu 99% dos pedidos de informações recebidos via Lei de Acesso à Informação em 2017. No total, foram 560 mil pedidos, sendo que o canal levou, em média, 14 dias para responder à demanda. ;Se você não responde em 60 dias, você não sabe se é [uma resposta] negativa ou se é ineficiência do governo;.

No ano passado, o Portal da Transparência recebeu 21 milhões de visitas. De acordo com o ministro, a página está com interface mais direta, mais interativa e navegação intuitiva. Além de dados sobre o governo federal, é possível obter informações em âmbitos estadual e municipal. Estados e municípios são incentivados pela CGU a manter as medidas de transparência atualizadas.

Cartão corporativo e salários

Wagner Rosário destacou a importância do uso do cartão corporativo para a transparência. ;Uma das ferramentas mais inteligentes são os gastos com cartão corporativo, que é rastreável e você sabe onde foi gasto;. Em 2007, segundo o ministro, foram pagos 70 milhões nos cartões, valor ;muito pequeno; tendo em vista o total de gastos do governo federal. Assim que foi disponibilizado o extrato dos cartões, no ano seguinte, os gastos caíram para 55 milhões. ;Porque as pessoas tinham receio de que vejam com o que elas estavam gastando;.

Outro exemplo foi a abertura dos salários de servidores públicos, muito questionada inicialmente. ;Depois que colocou, acabou a discussão, as dúvidas que existiam ficaram para trás. Nada mais justo que as pessoas saibam quanto cada uma delas recebe;, disse o ministro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação