Politica

Grupos pró-Bolsonaro aproveitam pré-campanha para impulsionar publicações

Aprovada na reforma eleitoral, a estratégia de patrocinar postagens nas redes só é autorizada para candidatos, partidos e coligações, mas, a partir de 16 de agosto

Gabriela Vinhal
postado em 08/07/2018 09:00
Deputado Jair Bolsonaro
O impulsionamento de conteúdo nas redes sociais é uma das novidades nas eleições deste ano. Aprovada na reforma eleitoral, a estratégia de patrocinar postagens nas redes só é autorizada para candidatos, partidos e coligações, mas, a partir de 16 de agosto, quando começa a campanha oficial. Até lá, a ação pode ser promovida por qualquer usuário, inclusive por militantes.

Grupos a favor do pré-candidato Jair Bolsonaro (PSL) aproveitam esse período para fazer propaganda do deputado, impulsionando conteúdo. Eles criaram páginas fechadas para compartilhar conteúdo e aumentar o alcance das postagens. Entre elas estão ;Bolsonaro Opressor 2.0;, com 1,03 milhão de curtidas e ;Jair Bolsonaro Presidente 2017;, com 840 mil.

O advogado eleitoral Weslei Machado ressalta que o impulsionamento de postagens a favor do pré-candidato ainda é permitido, porque não começou o período eleitoral. No entanto, ele explica que, se a prática se repetir durante a campanha, a publicação poderá ser suspensa pela Justiça Eleitoral, e os responsáveis, multados. Responsáveis pela campanha de Bolsonaro já afirmaram que não vão pagar para patrocinar postagens na página oficial do pré-candidato.

Haddad é o plano B

Os partidos de esquerda com candidatos à Presidência ; PDT, PCdoB e PSB ; consideram Fernando Haddad o virtual concorrente do PT, após os sinais emitidos pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso na Lava-Jato. ;Ele foi escolhido por Lula;, diz o presidente do PDT, Carlos Lupi. O nome do ex-prefeito de São Paulo, porém, enfrenta forte oposição interna no PT.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação