Politica

Presidente do STJ nega pedido de liberdade ao ex-presidente Lula

Decisão foi tomada pela presidente do órgão, Laurita Vaz, na tarde desta terça-feira, 10/7

Deborah Fortuna, Renato Souza
postado em 10/07/2018 15:40
Lula
O Superior Tribunal de Justiça negou o habeas corpus para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tarde desta terça-feira (10/7). O pedido foi feito pelo advogado Sidney Duran, contra o ato do presidente do Tribunal Regional Federal da 4; Região (TRF-4), que determinou que Lula continuasse preso. A confusão começou quando o desembargador plantonista Rogério Favreto determinou a soltura do ex-presidente.

[SAIBAMAIS]Na segunda-feira (9/7), a Procuradoria-Geral da República pediu ao STJ que julgasse o caso. A presidente do órgão, ministra Laurita Vaz, considerou a decisão de Favreto ;inusitada e teratológica;, além de um ;flagrante desrespeito;, já que contraria a decisão tomada pelo TRF4, pelo STJ, e também pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF).De acordo com o Tribunal, outros 145 pedidos de habeas corpus do Lula chegaram ao órgão. Todos impetrados por pessoas que não fariam parte da defesa técnica do ex-presidente.

A ministra também escreve que ;está totalmente fora da competência do Desembargador Federal Plantonista emitir juízo de plausibilidade sobre as teses suscitadas pela Defesa;. Ela também ressalta o ato correto de ter feito uma consulta prévia ao presidente do TRF-4 antes de acatar a ordem de soltura.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação