Politica

Bancada do Acre no Congresso cobra de Temer intervenção na segurança

Em 2015, foram registradas 179 mortes por homicídio. Em 2017, foram 484 mortes. Um aumento de 170,4%

Rodolfo Costa
postado em 11/07/2018 20:14
A bancada do Acre procurou o governo federal para discutir a possibilidade de uma intervenção federal na segurança pública do estado
Às vésperas do recesso parlamentar, a bancada do Acre procurou o governo federal para discutir a possibilidade de uma intervenção federal na segurança pública do estado. O senador Sérgio Petecão (PSD) e os deputados Alan Rick (DEM), Flaviano Melo (MDB) e Wherles Rocha (PSDB) se reuniram na noite desta quarta-feira (11/7) com o presidente Michel Temer e com os ministros da Segurança Pública, Raul Jungmann, e do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Sérgio Etchegoyen.

[SAIBAMAIS]A bancada acreana apresentou um documento em que apresenta 48 argumentos para que o governo federal autorize uma intervenção na segurança pública do estado ;nos moldes aplicados ao Rio de Janeiro;. O pedido é visto pelos parlamentares como necessário ao ;restabelecimento dos princípios constitucionais afrontados ao estado;.

O documento é assinado por Petecão, coordenador da bancada do Acre no Congresso. O senador destaca que, entre 2015 e 2017, o estado aumentou somente 108 vagas no sistema prisional. No mesmo período, alegam que o número de novos detentos subiu em 1.430. ;A população carcerária é 130,4% acima da capacidade;, informou, em ofício.

Os parlamentares sustentam ainda que a criminalidade sobe na escalada do crescimento da população carcerária. Destacam que o estado está sendo ;engolido; por uma ;espiral de violência sem precedentes na história;. ;Os homicídios ocorrem a plena luz do dia, e o governo estadual não tem demonstrado capacidade para coibir a criminalidade, malgrado a excelência do seu corpo de segurança pública;, destacaram, no documento. Em 2015, foram registradas 179 mortes por homicídio. Em 2017, foram 484 mortes. Um aumento de 170,4%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação