Politica

Com oito alvos, PF deflagra nova fase da Zelotes contra desvios no Carf

Empresário ligado a Geraldo Alckmin, pré-candidato á presidência da República, é um dos alvos

Renato Souza
postado em 26/07/2018 09:45
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (26/7), uma nova fase da Operação Zelotes. São cumpridos mandados de busca e apreensão em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo e Recife. De acordo com uma fonte ouvida pelo Correio, um dos alvos é o empresário Roberto Gianetti da Fonseca, ligado ao pré-candidato a Presidência da República Geraldo Alckmin.

Gianetti também tem ligações com o PSDB e, de acordo com as investigações, ele recebeu propina de R$ 2,2 milhões para atuar junto ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) para livrar a empresa Paranapanema de cobranças fiscais.

A investigação apontou que os débitos não cobrados da empresa por conta da atuação do empresário chegaram a R$ 900 milhões. Outro alvo da ação é o ex-secretário de Comércio Exterior no governo Dilma Rousseff Daniel Godinho.

Oito alvos


Além dos nomes já citados acima, outras seis pessoas estão entre os alvos das ações deflagradas na 10; fase da Zelotes. Os mandados foram autorizados pela 10; Vara Federal de Brasília.

Foi autorizado a quebra do sigilo bancário, fiscal, telefônico e telemático dos envolvidos no esquema. De acordo com a Receita Federal, que integra a operação junto ao Ministério Público Federal, conselheiros do Carf foram aliciados pelos operadores do esquema. A primeira fase da Zelotes foi deflagrada em julho de 2015.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação