Politica

Morre Helio Bicudo, um dos autores do pedido de impeachment de Dilma

O ex-deputado federal paulista estava com a saúde debilitada há alguns anos, e, recentemente, sofreu complicações cardíacas

Rosana Hessel
postado em 31/07/2018 12:36
O acadêmico foi Procurador-Geral em São Paulo e também foi vice-prefeito de Marta Suplicy, entre 2001 e 2005
O jurista Helio Bicudo, um dos fundadores do PT e co-autor do pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, faleceu nesta terça-feira (31/7), aos 96 anos, em sua casa em São Paulo, nos Jardins, vítima de complicações cardíacas. O ex-deputado federal paulista estava com a saúde debilitada desde 2010, quando sofreu um AVC. A família ainda não definiu onde será o velório.

Natural de Mogi das Cruzes (SP), o professor de Direito da Universidade de São Paulo (USP) preparou, ao lado dos advogados Janaína Pascoal e Miguel Reali Jr., a petição apresentada no Congresso, citando indícios de crime de responsabilidade que teriam sido cometidos pela petista. No texto, ele questionou, inclusive, a falta de transparência em contratos firmados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para financiar obras em países como Cuba e Angola, realizadas por empreiteiras brasileiras implicadas na Operação Lava-Jato.

Entre 27 de setembro e 4 de outubro de outubro de 1963, Bicudo chegou a atuar como ministro da Fazenda, substituindo Carvalho Pinto. O acadêmico também foi Procurador-Geral em São Paulo e foi um dos 100 professores que fundaram o PT em 1980. Em 1986, foi candidato ao Senado pelo PT, mas não conseguiu se eleger naquele ano porque ficou em terceiro lugar, atrás de Mário Covas e Fernando Henrique Cardoso, ambos então do PMDB. Ele atuou como secretário de Justiça de São Paulo do governo da ex-petista Luiza Erundina, entre 1989 e 1990, quando foi eleito como deputado federal. Em 2000, foi presidente da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, sediada em Washington, e o terceiro brasileiro a assumir o principal cargo da entidade. Entre 2001 e 2004, Bicudo foi vice-prefeito da administação da ex-petista Marta Suplicy.

Nas redes sociais, o presidente Michel Temer lamentou a morte. "O Brasil perdeu hoje Hélio Bicudo, um homem notável. Ao longo de sua vida, pudemos conhecer toda sua trajetória de defesa dos valores democráticos. Minhas sinceras condolências aos seus familiares", disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação