Politica

Acordo feito entre PT e PSB é ameaçado por resistências estaduais

A falta de entendimento nos estados anima o PDT, que oferecem acolhimento para os insatisfeitos com a aliança. Lideranças petistas e pessebistas no Congresso reconhecem equívocos dos diretórios nacionais

Rodolfo Costa
postado em 03/08/2018 08:09
A petista Marília Arraes se recusa a abandonar candidatura ao governo de Pernambuco em benefício de Paulo Câmara, do PSB
O acordo entre caciques do PSB e do PT para isolar o PDT, de Ciro Gomes, apresenta focos de incêndio. Ontem, depois de a petista Marília Arraes ter negado desistir da candidatura ao governo de Pernambuco e conseguir apoio de correligionários no estado, o candidato pessebista ao governo de Minas Gerais, Márcio Lacerda, também bateu o pé e peitou o partido. O ex-prefeito de Belo Horizonte ameaçou, inclusive, recorrer à Justiça para se manter na disputa. A falta de entendimento nos estados anima os pedetistas, que oferecem acolhimento para os insatisfeitos com a aliança.

Apesar de cumprir com o objetivo de enfraquecer Ciro, a estratégia petista pecou em não combinar com os "russos". Até mesmo lideranças de ambas as legendas no Congresso reconhecem equívocos dos diretórios nacionais. O deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), vice-líder da legenda na Câmara, avalia que o acordo foi selado muito tardiamente. "Acho que não deveriam deixar para última hora essas costuras. Com todo o respeito às lideranças, acho que política a gente faz com discussão. Não com autoritarismo, da forma como o PT fez, passando por cima", ponderou.

O pessebista não acredita em desmanche do acordo em função da insatisfação de Arraes e Lacerda. Mas prega diálogo para que se chegue a um ponto de equilíbrio. A análise é respaldada pelo deputado Patrus Ananias (PT-MG), vice-líder da legenda na Câmara. "O acordo me despertou dúvidas e ressalvas. Impedir a candidatura de Marília me deixa apreensivo. Defendo que as alianças sejam programáticas e pensadas com serenidade", sustentou.

As conversas entre líderes do PT e do PSB com os candidatos em Pernambuco e Minas Gerais não vão demorar. É interesse dos diretórios nacionais colocar panos quentes sobre a polêmica. O desafio vai ser desinflar os ânimos. Lacerda afirmou ontem estar em conversas com Arraes, que, segundo ele, sugeriu que ;lute para sobreviver; em Minas, enquanto ela tenta manter a candidatura em Pernambuco. A estratégia dele será a judicialização.

O ex-prefeito de Belo Horizonte iniciou ontem um movimento para fortalecer a candidatura. Em áudio, Lacerda pediu apoio a pessebistas na convenção estadual do partido, no sábado. ;Refletindo hoje, dialogando com companheiros mais próximos, decidi manter minha candidatura. Para isso, é muito importante que todos os delegados e todos os apoiadores compareçam à convenção;, afirmou.

PDT inicia nova estratégia

A divisão em Pernambuco e Minas levou o PDT a agir. O vice-presidente nacional do partido e líder na Câmara, deputado André Figueiredo (CE), sustentou nas redes sociais o lançamento de mais candidaturas a governos nos estados. Uma clara estratégia na tentativa de reduzir a aliança entre PT e PSB. ;Defendo que lancemos cada vez mais candidatos aos governos estaduais. Já temos sete, além de vices e senadores;, disse.

O líder sugeriu, inclusive, lançar uma candidatura própria em Pernambuco com o advogado Túlio Gadelha. Para ele, a chapa poderia contar com apoio de Arraes. ;Por que não, depois do que fizeram com ela?;, questionou. O diretório do PDT em Minas também sinalizou apoio a Lacerda.

A estratégia do PDT em ampliar candidaturas nos estados é inteligente, mas será incapaz de impedir o isolamento da candidatura de Ciro, avalia o sociólogo e cientista político Paulo Baía, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). ;São reações locais. As decisões que rifam e desidratam o pedetista vêm de cima para baixo;, analisou.

"Providência golpista", diz Ciro

O candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) chamou o movimento petista que garantiu a neutralidade do PSB nas eleições nacionais de ;providência golpista;. ;Ninguém pode falar em golpe e praticar o golpe;, disse. O pedetista diz não saber o que fez para merecer um tratamento ;tão desleal e tão traiçoeiro; por parte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do PT. ;Esse comportamento está na base moral da corrupção;, completou.

Ciro afirmou que o PT é ;um dos grandes responsáveis pela tragédia brasileira;. Ele disse que nunca quis o apoio do PT ; e que sempre afirmou que o PT ;tem a natureza do escorpião;. ;Eu quero falar é com eleitorado do PT, que é o melhor, mas deve estar frustrado.; A declaração foi dada antes do pedetista participar de seminário sobre os desafios da justiça fiscal, realizado em São Paulo.

O candidato chamou o acordo do PT com o PSB de ;um grosseiro equívoco; e afirmou que todo o campo progressista saiu perdendo porque, segundo ele, a manobra petista teve como único objetivo ;tirar segundos de TV de sua campanha;. ;Aí você sacrifica uma jovem promissora liderança de Pernambuco (a vereadora Marília Arraes) e sacrifica um candidato de Minas Gerais (Marcio Lacerda) com uma aliança imensa;.

Sobre Marília, Ciro seguiu dizendo que foi uma violência com uma jovem que está começando a vida. ;Cortar o pescoço de uma jovem pernambucana, politizada, nunca vi coisa igual.; Ciro garante que ainda não recebeu nenhum tipo de ;sinal de fumaça; do PSB sobre o acordo fechado com o PT. Para ele, ;o mais chocante; é o fato do PSB acertar um acordo para se omitir do debate em função da lógica de Pernambuco. ;Um equívoco grosseiro dessa oligarquia política que acha que me tirar segundos vai me impedir de apresentar minha mensagem;, disse.

O candidato considera estranho o fato dos candidatos que estão mais próximos de Lula nas pesquisas estarem sendo isolados. ;Aí tem;, disse, referindo-se aos candidatos Jair Bolsonaro (PSL), Marina Silva (Rede) e ele próprio. ;Imagina se alguém vai conseguir esconder um Bolsonaro e uma Marina dessa disputa. Isso é a oligarquia partidária querendo tirar o povo da jogada e manter as tenebrosas transações em seus gabinetes.;

Quem será o vice?

O acordo com o PSB e a retirada da candidatura de Marília Arraes também está mexendo com a vaga de vice na chapa pedetista. Segundo interlocutores, o deputado Silvio Costa (Avante-PE), que seria candidato ao Senado na chapa de Marília, estaria se sentindo ;rifado; e ;traído; pelo PT. Costa foi um dos deputados mais atuantes na defesa da ex-presidente cassada Dilma Rousseff.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação