Politica

Pedido de vista faz Câmara adiar mais uma vez decisão do mandato de Maluf

Os integrantes do colegiado se reuniram e apresentaram um pedido de vista coletiva ao processo por entenderem que a Casa ainda precisa esclarecer algumas dúvidas que persistem sobre o caso junto ao STF

Agência Estado
postado em 08/08/2018 12:09
A ordem do STF foi dada depois que Maluf foi condenado pela Corte a 7 anos, 9 meses e 10 dias de prisão
A Mesa Diretora da Câmara adiou para a próxima terça-feira (14/8) a decisão sobre o pedido de cassação do mandato do deputado Paulo Maluf (PP-SP). Os integrantes do colegiado se reuniram, na manhã desta quarta-feira (8/8), e apresentaram um pedido de vista coletiva ao processo por entenderem que a Casa ainda precisa esclarecer algumas dúvidas que persistem sobre o caso junto ao Supremo Tribunal Federal.

Em fevereiro, o ministro da Corte Edson Fachin determinou que a Mesa Diretora da Câmara cassasse o mandato parlamentar de Maluf por entender que, estando preso, ele não poderia realizar o seu trabalho como deputado.

De acordo com a Constituição, quem faltar a mais de um terço das sessões ordinárias da Câmara, poderá ter seu mandato encerrado por decisão da própria Mesa Diretora.

Na época, o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), questionou o STF por entender que, neste caso, o deputado não está faltando por que quer. O seu suplente também foi nomeado e, por isso, o mandato não estaria sem representação. O STF ainda não respondeu à Câmara.

A ordem do STF foi dada depois que Maluf foi condenado pela Corte a 7 anos, 9 meses e 10 dias de prisão pelo crime de lavagem de dinheiro desviado durante a sua gestão como prefeito de São Paulo. Ele foi preso em dezembro do ano passado e atualmente cumpre prisão domiciliar.

Na decisão, os ministros da Corte argumentaram que o regime fechado era incompatível com o exercício do mandato de deputado federal.

Para o corregedor da Casa, Evandro Gussi (PV-SP), outra dúvida ainda persiste porque a Constituição também determina que, em caso de condenação criminal, a cassação do mandato parlamentar cabe somente ao plenário da Câmara. "Por isso há dúvida sobre a decisão a ser tomada", disse.

"A intenção da Câmara é decidir o mais rápido possível essa questão, mas é inegável que é um caso de muita complexidade", disse.

"A Câmara tomou uma decisão sensata de adiar até para que o próprio presidente e o corregedor possam pegar mais informações junto ao Supremo (Tribunal Federal)", afirmou o advogado Antônio de Almeida Castro, conhecido como Kakay e representante de Maluf Ele também participou da reunião.

De acordo com ele, o processo de Maluf ainda não teve o acórdão do trânsito em julgado publicado e, por isso, ainda caberia recurso.

Sobre a determinação do encerramento do mandato por falta, Kakay disse entender que o deputado, neste caso, não está faltando, já que o seu suplente assumiu.

Kakay defendeu ainda que a palavra final deveria caber ao Legislativo. "Neste momento o STF pode muito mas não pode tudo. Em um regime democrático tem que haver esse fortalecimento do poder Legislativo".

Por enquanto, as sanções impostas pela Câmara a Maluf foram financeiras, como a retirada do direito ao apartamento funcional que ocupava em Brasília e do salário de R$ 33.763, além da verba de gabinete de R$ 101.971,94 e outros benefícios do cargo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação