Politica

Dias Toffoli é eleito presidente do Supremo pelos próximos dois anos

Votação ocorreu na tarde desta quarta-feira (8/8). Tradicionalmente, o ministro mais antigo na Corte é escolhido. Posse está marcada para 13 de setembro, quando termina o mandato de Cármen Lúcia à frente do Supremo Tribunal Federal

Renato Souza
postado em 08/08/2018 15:15
Dias Toffoli assumirá a presidência do STF no dia 13 de setembro
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi eleito presidente da Corte pelos próximos dois anos, nesta quarta-feira (8/8). Ele ocupa o cargo da ministra Cármen Lúcia. A votação foi realizada pelos próprios ministros. Tradicionalmente, é eleito o mais antigo que ainda não ocupou o cargo.

[SAIBAMAIS]Toffoli recebeu 10 votos a favor e um contra. É comum que o mais antigo vote em seu vice. Os ministros adotam o sistema de rodízio e, desta vez, Luiz Fux foi eleito para a vice-presidência.

Ao discursar, Toffoli lembrou que é o atual vice da ministra Cármen Lúcia e agradeceu pela experiência. "Nesses dois anos, em que servi como vice-presidente, Vossa Excelência teve o maior diálogo me colocando sempre partícipe da gestão", afirmou.

Experiência

Graduado em direito pela Universidade de São Paulo (USP), Toffoli é especialista em direito eleitoral e já atuou como advogado do PT. Ele trabalhou na Casa Civil da Presidência da República, durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que cumpre pena de 12 anos e um mês de prisão em Curitiba.

A posse de Dias Toffoli está marcada para 13 de setembro, auge da campanha eleitoral.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação