Politica

Bolsonaro tem slogan: 'Menos Brasília, Mais Brasil' em campanha eleitoral

No documento intitulado de 'Projeto Fênix', de 81 páginas, Bolsonaro propõe a unificação de ministérios ligados à economia, revisão do Estatuto do Desarmamento e redução da maioridade penal para 16 anos.

Deborah Fortuna
postado em 14/08/2018 18:09
Reprodução de uma das 81 páginas do programa de Bolsonaro
Com um slogan ;Menos Brasília, Mais Brasil;, o candidato à presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) divulgou o projeto de governo, caso eleito em outubro deste ano. No documento intitulado de ;Projeto Fênix;, de 81 páginas, Bolsonaro propõe a unificação de ministérios ligados à economia, revisão do Estatuto do Desarmamento e redução da maioridade penal para 16 anos.

[SAIBAMAIS]Como justificativa do slogan, o projeto diz que ;Brasília não pode ser o objetivo final de um governo;. ;Quase 99% da população vive nos outros 5.570 municípios do Brasil. Os ministros passam a ser executivos em suas respectivas áreas, com a missão de coordenar esforços de governadores, prefeitos e seus secretários para o atingimento de metas claras;, diz o texto.

O documento também culpabiliza os partidos de esquerda, e diz que após 30 anos no poder, as siglas corromperam ;a democracia; e estagnaram a ;economia;. ;Faremos uma aliança da ordem com o progresso: um governo Liberal Democrata. Segurança, Saúde e Educação são nossas prioridades. Tolerância ZERO com o crime, com a corrupção e com os privilégios;, escreveu. E como uma das propostas também indica o ;redirecionamento da política de direitos humanos, priorizando a defesa das vítimas da violência;.

Além disso, o plano tipifica como terrorismo as invasões de propriedades rurais e urbanas no território brasileiro e garante que os policiais serão ;protegidos por uma retaguarda jurídica;. Para isso, o projeto garante que é uma ;mentira da esquerda; a frase que diz que a Polícia é a que mais mata. ;Enquanto a esquerda está preocupada com as mortes associadas a ações policiais, segundo a Ordem dos Policiais do Brasil (OPB), foram mortos 493 policiais em 2016! Em 2017 esse total subiu para 552;.

No que diz respeito ao programa Mais Médicos, Bolsonaro diz que os ;irmãos cubanos serão libertados;. Assim, as famílias desses médicos podem imigrar para o Brasil, e caso sejam aprovados, passarão a receber integralmente o valor ;roubado pelos ditadores de Cuba;.

Sobre a economia, para alcançar os objetivos sociais, os brasileiros, segundo o candidato, devem afastar o ;populismo; e garantir que o descontrole das contas públicas nunca ameace o bem-estar da população. Para gerir os planos econômicos, o governo terá dois órgãos principais: o Ministério da Economia e o Banco Central. O novo órgão abarcará as funções, hoje, desempenhadas pelos Ministérios da Fazenda, Planejamento e Indústria e Comércio, bem como a Secretaria Executiva do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação