Politica

PT registra candidatura de Lula à Presidência da República

Preso em Curitiba, ex-presidente pode ter o registro para concorrer negado por conta da condenação de 12 anos e um mês de prisão no caso do tríplex do Guarujá (SP)

Renato Souza, Vera Batista, Leonardo Cavalcanti
postado em 15/08/2018 17:20
Haddad, Manuela D'Ávila e Gleisi chegam ao TSE para registrar a candidatura de Lula
O Partido dos Trabalhadores (PT) registrou a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, na tarde desta quarta-feira (15/8). A partir de agora, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) avalia se existe algum impedimento para que o petista concorra nas eleições deste ano.

O registro foi apresentado por representantes do PT, já que Lula está preso na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. A presidente da legenda, Gleisi Hoffmann, integrou a comitiva que seguiu até o TSE. Ela afirmou que o ex-presidente será representado por Fernando Haddad durante a campanha. "Lula é nosso candidato e vamos percorrer o país para apresentar suas propostas. Vamos divulgar as ideias. Ele será representado por Fernando Haddad. Podem prendê-lo, mas não podem impedir a circulação de suas ideias", afirmou.

A ex-presidente Dilma Rousseff também integrou a comitiva petista. "É um absurdo que o maior presidente deste país esteja preso, inocente, perseguido politico, só para não participar das eleições. Apesar de tudo, estamos inteiros. Firmes e comprometidos com o projeto de nação", disse Dilma, que sofreu o impeachment, por decisão do Senado, em 31 de agosto de 2016.

O TSE deve divulgar nas próximas horas o edital com o nome dos candidatos. A partir de então, será possível que qualquer partido ou concorrente entre com pedido de indeferimento de qualquer um das candidaturas ao Palácio do Planalto.

Lula foi condenado a 12 anos e um mês de prisão pelo Tribunal Regional Federal da 4; Região (TRF-4), por corrupção e lavagem de dinheiro, no processo relacionado ao tríplex do Guarujá (SP). Ele pode ser enquadrado no artigo da Lei da Ficha Limpa que proíbe a participação na disputa eleitoral de condenados por um tribunal colegiado. Após a publicação do edital, a defesa dos candidatos impugnados tem até cinco dias para apresentar recurso.

O relator do caso, cujo ministro deve ser definido ainda hoje pelo TSE, deve produzir um parecer sobre a situação do candidato. O prazo máximo para todo o trâmite se encerra 20 dias antes do primeiro turno das eleições, marcado para 7 de outubro. Ou seja, a data-limite é 18 de setembro.

Recados de Lula


Do lado de fora do TSE, cerca de 5 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, em sua maioria integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), protestam para que a candidatura de Lula seja aceita pelo TSE. A Polícia Militar fez um cordão de isolamento, em volta do prédio.

Com bandeiras, camisas e bonés do MST, os integrantes do movimento entoam gritos de guerra em apoio ao ex-presidente. Em um acordo com a PM, os manifestantes se comprometeram a não usar pedaços de madeira nas bandeiras, mas a regra acabou descumprida.

Leonardo Boff fez um discurso aos manifestantes com dois recados de Lula. Primeiro ele disse que o ex-presidente mandou dizer que "pensam que a cadeia para ele é um castigo ". "Isso para mim é um luxo. Eu sou um sobrevivente da grande população brasileira. Já vivi a miséria. Avise ao povo que eu sou candidatíssimo", disse Boff.

O segundo recado foi um "desafio". "Se (o juiz) Sérgio Moro apresentar uma única prova que eu tenho um tríplex, aí quero ser preso. É um desafio que faço e que Moro nunca respondeu ", narrou Boff.

A partir desta quinta-feira (16/8), a propaganda eleitoral será permitida por meio de anúncios pagos em veículos de comunicação de mídia imprensa. Está liberada também a campanha na rua, com a distribuição de santinhos, na internet. A propaganda eleitoral gratuita na TV e no rádio tem início em 31 de agosto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação