Politica

Mesa Diretora da Câmara declara perda do mandato de Paulo Maluf

Atualmente, ele cumpre prisão domiciliar em São Paulo por ter sido condenado pelo STF pelo crime de lavagem de dinheiro

Alessandra Azevedo
postado em 22/08/2018 11:59
Paulo Maluf
Por decisão unânime, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados cassou, nesta quarta-feira (22/8), o mandato do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP). Ele foi condenado por lavagem de dinheiro, pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), em maio de 2017, e atualmente cumpre prisão domiciliar.

A decisão foi tomada em reunião entre quatro integrantes da Mesa Diretora, na residência oficial do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em Brasília, e será publicada em edição extra do "Diário da Câmara" nesta quarta-feira. "O que a Mesa decidiu, no nosso entendimento, é que a ofensa menor em busca da garantia e da estabilidade do estado de direito no Brasil seria cumprir a decisão, já que o deputado Paulo Maluf não renunciou, e declarar assim a perda do seu mandato", disse o corregedor da Câmara, deputado Evandro Gussi (PV-SP), após o encontro.

Maluf foi condenado em maio de 2017 e, a partir de dezembro, passou a cumprir a pena por lavagem de dinheiro no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Em março deste ano, o ministro Dias Toffoli, do STF, autorizou que o deputado passasse a cumprir em prisão domiciliar.

Afastado do cargo de deputado desde fevereiro, por decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, a Casa ainda não havia decidido pela cassação definitiva do mandato. Maluf, mesmo preso, não se propôs a deixar definitivamente o cargo.

Para Gussi, a situação provocou um constrangimento institucional "no sentido que a sentença penal condenatória transitada em julgado a Constituição é evidente, é clara no sentido de que tem que ser decisão pelo plenário". Por isso, embora entenda que o ideal seria que o plenário votasse sobre o assunto, o corregedor concluiu que não poderia ser descumprida a decisão do STF.

Quem ficará no lugar de Maluf até o fim do ano parlamentar será Junji Abe (MDB-SP), que assumiu em fevereiro. Ele deverá ser efetivado na vaga.


Defesa


A defesa do deputado afirmou, em nota, que "não resta dúvida de que a Mesa da Câmara não tem o direito de cassar nenhum mandato, tal decisão é exclusiva do plenário da Casa". E completou dizendo que, se assim agir, "será aberto um sério e perigoso precedente, que ataca o próprio texto da Constituição".

No entendimento dos advogados, "o Legislativo sairá menor deste episódio, lamentavelmente". Também criticaram a atuação do Judiciário, "que envereda por um ativismo perigoso". "A determinação de perda de mandato do deputado Paulo Maluf pelo STF é flagrantemente inconstitucional e afronta a independência dos Poderes".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação