Politica

Ideia de manter Lula candidato mesmo após rejeição do TSE ganha força no PT

Apesar de não serem maioria, os defensores da tese "ou Lula ou nada" têm ganhado força. Especialistas veem risco à democracia

Deborah Fortuna, Renato Souza
postado em 27/08/2018 06:25
Apesar de não serem maioria, os defensores da tese
A ala do PT que defende a ideia "ou Lula ou nada" ganhou força na última semana, conforme noticiado no domingo pela coluna Brasília-DF, no Correio. Com os resultados de pesquisas de intenção de voto dando ampla vantagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva Lula, alguns correligionários passaram a sustentar que a estratégia de levar o nome de Lula à urna, mesmo com registro rejeitado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), seja posta em prática.

Se o plano for executado ; a decisão seria tomada até 17 de setembro, prazo para a troca de candidatura ;, pode causar conflito com partidos aliados, principalmente o PCdoB, que desistiu da candidatura de Manuela D;Ávila em troca de um projeto unificado da esquerda.
No começo do mês, a sigla afirmou que Manuela seria vice em ;qualquer circunstância;. Oficialmente, a legenda ainda defende total apoio à candidatura, e ainda não trabalha com outro cenário. ;São só especulações;, afirmou a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB).


Votos nulos

Na prática, se os petistas não substituírem o nome de Lula nas urnas, e o TSE barrar a candidatura, os votos destinados ao partido serão anulados ; e somados com os de outros eleitores que decidirem anular por razões diferentes.

O cientista político Geraldo Tadeu, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), considera que, se concretizada, a estratégia do PT seria ;arriscada; e poderia trazer prejuízos à democracia. ;É uma estratégia de tudo ou nada, de ruptura do sistema;, avalia.

Tadeu acredita que a Justiça Eleitoral vai agir para impedir qualquer ameaça à integridade e à legitimidade das eleições. Assim, para o cientista político, é possível que a Corte impeça o PT de colocar o nome nas urnas no dia da eleição, caso tenha a candidatura barrada. "Se não agir, isso ficará na conta da Justiça. A anulação dos votos do petista seria um desastre para a democracia", completou.

A tendência mais forte, porém, continua sendo a de o partido trocar o nome de Lula. Nesse caso, o candidato mais provável para substituição é do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, que já compõe a chapa como vice.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação