Politica

Governo convoca reunião para discutir a interiorização de venezuelanos

É a primeira reunião interministerial voltada para debater o tema desde que o senador Romero Jucá (MDB-RR) abdicou da liderança do governo no Senado

Rodolfo Costa
postado em 28/08/2018 14:45
A ideia, segundo o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, é incrementar a interiorizaçãoO governo federal discute na tarde desta terça-feira (28) os passos para intensificar o processo de interiorização de imigrantes venezuelanos. É a primeira reunião interministerial voltada para debater o tema desde que o senador Romero Jucá (MDB-RR) abdicou da liderança do governo no Senado.

A ideia, segundo o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, é incrementar a interiorização. ;O problema dos venezuelanos se resolve com a distribuição deles por todo o território nacional. Não podem ficar em Boa Vista ou Pacaraima. As cidades não comportam mais venezuelanos do que hoje já atende;, afirmou.

O envio de mais recursos, no entanto, não está nos planos do governo. Para Padilha, não resolveriam nada no momento. ;Temos serviço de saúde custeado pelo governo federal. Serviço do ministério do Trabalho custeado pelo governo federal. Enfim, os órgãos que estão cuidando dos venezuelanos são de responsabilidade do governo federal. Serviços de saúde do município e do estado foram supridos com recursos do Ministério da Saúde;, destacou.

A resposta é uma clara negativa às reivindicações da governadora de Roraima, Suely Campos (PP). Ela cobra R$ 184 milhões de ressarcimento pelos gastos estatais com a vinda dos venezuelanos. Além de Padilha, participam da reunião desta tarde o presidente Michel Temer, o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Carlos Marun, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Sérgio Etchegoyen, o ministro-chefe da Secretaria-Geral, Ronaldo Fonseca, o ministro da Justiça, Torquato Jardim, e o ministro de Relações Exteriores, Aloysio Nunes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação