Politica

Caso perca, Bolsonaro questionará resultado por conta das urnas eletrônicas

O candidato do PSL à presidência disse não entender a decisão do STF que impediu a possibilidade do voto impresso nas eleições

Lucas Valença - Especial para o Correio
postado em 05/09/2018 16:06
Bolsonaro
O candidato ao Palácio do Planalto Jair Bolsonaro (PSL) afirmou, em entrevista coletiva, que caso perca as eleições presidenciais deste ano irá questionar a validade das urnas eletrônicas. Além disso, o parlamentar diz acreditar que quem obter êxito na campanha vai ter o resultado eleitoral questionado pelo opositor. ;Nenhum país no mundo adota esse modelo, só o Brasil. Eu não acredito nessa forma de apurar votos;.

[SAIBAMAIS]Jair Bolsonaro disse não entender a decisão do Supremo Tribunal Federal, em junho deste ano, que derrubou o voto impresso das urnas eleitorais. Porém, segundo o ex-capitão reformado do Exército, caso a norma estivesse em vigor a chapa encabeçada por ele terminaria vitoriosa na eleição. ;Se tivermos como comprovar a lisura das eleições a gente ganha no primeiro turno;, contou.

Questionado por jornalistas se não estava ;sentando na cadeira; de presidente da República antes mesmo do término da eleição presidencial, o candidato foi enfático. ;Ninguém está sentando e as pesquisas recentes mostram isso;.

O candidato também afirmou que, ;de Maracapuru à Manaus e em qualquer outra cidade do Brasil; a aceitação ao seu nome é ;enorme;. A cidade de Maracapuru está localizada no Estado do Amazonas e fica a 98.3 km de distância da capital, Manaus.
O pedido de recontagem de voto é comum na justiça eleitoral, não só por candidatos a presidente, mas por políticos em geral. É o que esclarece a professora coordenadora da pós-eleitoral do IDP/SP, Karina Kufa.


Voto Impresso


Karina Kufa conta que o voto impresso aprovado pelo Congresso Nacional e depois considerado inconstitucional pelo STF, estaria presente em 30% das urnas no país. No entanto, a jurista considera que o voto impresso da maneira em que foi pensado, não violaria, em sua visão, a inviolabilidade do voto. ;O voto seria imprimido e cairia num local de impressão. Uma espécie de aquário, lacrado, sem qualquer acesso e sem contato com o eleitor;. E continua. ;Eu não vejo como poderia ter o chamado voto de cabresto, e apoiei justamente para evitar esse tipo de suspeita;.

A jurista se afirma como uma defensora da urna eletrônica que acredita ser mais eficiente e ;muito mais segura; do que o modelo de cédula, adotado anteriormente. Porém, afirma que a impressão do voto, desde que inviolável, não teria problema.

O Tribunal Superior Eleitoral informou que não vai se manifestar sobre as declarações do candidato do PSL. O órgão também declarou que só se pronunciará se for provocado juridicamente de acordo com suas atribuições constitucionais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação