Politica

Polícia Federal deflagra 53ª fase da Operação Lava-Jato em três estados

A 53ª fase da Operação Lava-Jato cumpre mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Paraná e Bahia

Hellen Leite
postado em 11/09/2018 06:43

A 53ª fase da Operação Lava-Jato cumpre mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Paraná e BahiaCerca de 180 Policiais Federais estão nas ruas na manhã desta terça-feira, (11/9), e cumprem 36 ordens judicias, entre mandados de busca e apreensão e ordens de prisão, nas cidades de Salvador/BA, São Paulo/SP, Lupianópolis/PR, Colombo/PR e Curitiba/PR. A Operação Piloto é a 53; fase da Operação Lava-Jato.

A PF apura o suposto pagamento milionário de vantagem indevida no ano de 2014, pelo Setor de Operações Estruturadas do grupo Odebrecht, em favor de agentes públicos e privados no Paraná, em contrapartida ao possível direcionamento do processo licitatório para investimento na duplicação, manutenção e operação da rodovia estadual PR-323 na modalidade parceria público-privada.
<--[if ]-->
<--[endif]-->

[SAIBAMAIS]As condutas investigadas, segundo a PF, podem configurar os delitos de corrupção ativa e passiva, fraude à licitação e lavagem de dinheiro. O nome dado à operação policial remete a codinome atribuído pela Odebrecht em seus controles de repasses de pagamentos indevidos a investigado nesta operação policial.

Os presos serão conduzidos à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR) onde permanecerão à disposição da Justiça.

Lava-Jato

A fase anterior da Lava-Jato, batizada de Greenwich, foi deflagrada em 21 de julho. Na ocasião, a Polícia Federal cumpriu 11 mandados de prisão contra suspeitos de fraudar a contratação de serviços para a Petroquisa (Petrobras Química), favorecendo empresas do grupo Odebrecht.

Os nove mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva foram cumpridos nas cidades do Rio de Janeiro, Recife e Timbaúba (PE). De acordo com a PF, os indícios já reunidos pelos investigadores demonstram que a Odebrecht era favorecida na obtenção de contratos de prestação de serviços às subsidiárias da Petrobras. Em troca, seus executivos favoreciam os funcionários da estatal envolvidos no esquema.
<--[if ]-->
<--[endif]-->

Ainda segundo a PF, os processos de contratação eram direcionados pelos funcionários das subsidiárias da Petrobras responsáveis pela seleção das prestadoras de serviço. Eles estabeleciam parâmetros que só as empresas participantes do esquema podiam atender.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação