Politica

Governador do MS Reinaldo Azambuja é alvo de operação de busca e apreensão

A Polícia Federal apura esquema de propina entre empresas e representantes da cúpula do Tribunal de Contas do Mato Grosso do Sul, e do Executivo e Legislativo local

Deborah Fortuna
postado em 12/09/2018 08:35
Governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), candidato a reeleição do estado
A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira (12/9) a Operação Vostok, que combate um esquema de pagamento de propina a representantes do Tribunal de Contas do Mato Grosso do Sul, e do Executivo e Legislativo local. Um dos alvos dos mandados de busca e apreensão é o governador do estado, Reinaldo Azambuja (PSDB).
Ao todo, são 41 mandados de busca e apreensão e 14 de prisão temporária. A ação foi autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). São alvos da medida as residências e locais de trabalho dos investigados.
As investigações começaram no início deste ano, após acordo de colaboração premiada com executivos de empresas do ramo frigorífico. De acordo com a PF, a delação apresentou um esquema junto ao governo do Estado para obtenção de benefícios fiscais em troca de propina.
A suspeita é que 30% do total de créditos tributários obtidos pela empresa era revertido para a organização criminosa. Foram encontrados cópias das notas fiscais falsas usadas para esses pagamentos e os comprovantes de transferências bancárias.
Ainda de acordo com a PF, parte da vantagem acertada teria sido antecipada por meio de doação eleitoral oficial para as eleições de 2014 ; quando ainda era permitido que empresas fizessem repasse a candidatos. Outro parte do dinheiro, porém, ocorria mediante entrega de valores em espécie.
A corporação estima que, em razão dos acordos de benefícios fiscais concedidos pelo governo estadual, somente nos dois primeiros anos da gestão atual, a empresa frigorífica teria deixado de recolher aos cofres públicos um montante de mais de R$ 200 milhões.
O nome VOSTOK faz alusão a uma estação de pesquisa russa localizada na Antártida onde já foi registrada uma das menores temperaturas da Terra. A nomenclatura faz referência às notas fiscais frias utilizadas para a dissimulação dos pagamentos.

Reeleição

O governador Reinaldo Azambuja lidera as pesquisas de intenção de voto no estado. Ele é candidato a reeleição. Segundo o Ibope, Azambuja tem 39%, seguido por Juiz Odilon (PDT), com 24%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação