Politica

Durante posse, Toffoli defende harmonia entre os Poderes

Ministro assume o comando da Corte para um mandato que deve durar até 2020

Renato Souza
postado em 13/09/2018 20:28
Dias Toffoli
Ao tomar posse como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (13/9), o ministro Dias Toffoli adotou um tom conciliador com os demais poderes. Ele também refutou qualquer tese de crise política e falou em um país que passa por mudanças. "Não somos mais nem menos que os outros poderes. Com eles e ao lado deles, harmoniosamente, servimos ao povo e à nação brasileira. Por isso, nós, juízes, precisamos ter prudência".

[SAIBAMAIS]O magistrado, que ficará na presidência do Tribunal até 2020, propôs atuação conjunta dos Três Poderes em prol de assuntos importantes para o Brasil, como a educação. ;Proponho aqui uma agenda conjunta, cada um respeitando sua função, em prol da nação;, completou. Com 51 anos de idade, ele é o mais jovem jurista a assumir a presidência do Supremo. Por força da legislação, ele acumula a função de presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A cerimônia de posse, realizada no plenário do Supremo, contou com a presença de ministros de Estado, governadores como o chefe do Executivo local do DF, Rodrigo Rollemberg, presidentes dos tribunais superiores e das demais instâncias, além de artistas, procuradores e familiares do novo presidente. Participaram da cerimônia o presidente Michel Temer, os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE) e o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg.

Na plateia também estavam autoridades investigadas como ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, alvo de um inquérito no próprio Supremo, o senador José Serra (PSDB-SP), o ex-governador da Bahia Jaques Wagner (PT). O ministro Luís Roberto Barroso, ao falar no evento, pediu maior rigor no combate à corrupção. ;O que ocorreu entre nós por longa data foi um pacto oligárquico de saque ao estado. Esse pacto foi renovado diversas vezes, mesmo pelos que se apresentaram para combatê-lo", disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação