Politica

'Eu sou favorável às cotas', diz Meirelles em faculdade particular do DF

O emedebista declarou que a educação é muito importante para o futuro do país, associando ao crescimento econômico e melhores condições de vida para as pessoas

Hamilton Ferrari
postado em 14/09/2018 12:19
Meirelles chegou por volta de 9h30 na faculdade, se reuniu com o reitor para discutir propostas para melhorar a educação e respondeu perguntas de alunos em auditório
O candidato pelo MDB ao Palácio do Planalto, Henrique Meirelles, tirou a manhã desta sexta-feira (14/9) para visitar o Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Ele citou que é a favor das cotas estudantis e falou que pretende ampliar o programa de financiamento para alunos, o Fies.

Meirelles chegou por volta de 9h30 na faculdade, se reuniu com o reitor para discutir propostas para melhorar a educação e respondeu perguntas de alunos em auditório. Em seguida, conheceu a biblioteca da instituição e cumprimentou os estudantes nas cabines de estudo. Também visitou a exposição da fauna e flora do cerrado, que fica na biblioteca. Por volta de 11h40, saiu da universidade.

O emedebista declarou que a educação é muito importante para o futuro do país, associando ao crescimento econômico e melhores condições de vida para as pessoas. Ele destacou os avanços econômicos dos países asiáticos, em especial a Singapura, que priorizou investimentos no ensino.

Meirelles também ressaltou que tem intenção de dar mais oportunidade aos estudantes, em todas as fases do ensino. Sobre cotas, disse que é favorável, mas que é preciso ampliar a qualidade do ensino. ;Nós temos que ter a manutenção de cotas, mas sempre tendo uma atenção muito grande no aprendizado. Uma vez na universidade, no ensino médio ou básico, o estudante tem que se comprometer com a qualidade. O direito básico é do estudante aprender e não só passar de ano ou passar na faculdade;, ponderou.

Também citou que pretende ampliar o Fies. De acordo com ele, é preciso aumentar ;o máximo possível; o acesso dos estudantes de menor renda ao ensino superior. ;Nós temos que resolver esse problema e ao mesmo tempo garantir a qualidade do ensino, o que é fundamental. Nós temos que aumentar a disponibilização do Fies e eu estava aqui discutindo uma proposta neste sentido;, disse o candidato.

O candidato também aproveitou para dar cutucadas em outros candidatos e ressaltou que, durante sua trajetória política, fez grandes feitos para a economia. ;Se promessa resolvesse o problema, o Brasil estaria uma maravilha;. ;Eu acredito em compromisso. O meu compromisso primeiro é criar emprego no Brasil, para dar condições de que as famílias tenham condições de manter os filhos nos estudos;, afirmou Meirelles. O candidato ao Planalto ressaltou que é a favor do Bolsa Família, que, de acordo com ele, dá condições básicas por pessoas. ;Mas não deve parar por aí. Não há dúvida que devemos dar condições para a entrada no mercado de trabalho. Precisamos dar oportunidade de treinamento e ensino profissionalizante;, apontou.

Para o ensino fundamental, Meirelles disse que 67% dos estudantes estudam em escolas municipais e que o crescimento econômico vai propiciar uma melhora das condições. "Os municípios hoje estão quebrados. Para isso, o país precisa crescer e vai aumentar a arrecadação das cidades para equipar as escolas", afirmou.

Campanha

Meirelles não terá mais agenda oficial de campanha durante o dia. Na última pesquisa Ibope, tinha 3% dos votos. Segundo levantamento da Instituto Opinião Política, divulgado pelo Correio, o candidato tem 2,9% de intenção de votos dos brasilienses, ocupando a 6; colocação entre os concorrentes ao Palácio do Planalto. ;A evolução nas pesquisas mostra que entre os extremos, que eu acho que são negativos, dos candidatos do centro democrático, não há dúvidas de que as pesquisas mostram que o apoio está crescendo rapidamente e que sou o candidato com maior chances de vencer essa eleição;, afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação