Jornal Correio Braziliense

Politica

Juiz de Formosa queria que Exército recolhesse urnas às vésperas da eleição

Magistrado foi afastado pelo corregedor nacional de Justiça até que uma decisão definitiva seja tomada sobre o caso

Um juiz de Formosa planejava conceder uma liminar determinando que o Exército recolhesse as urnas eletrônicas para perícia nas vésperas das eleições. Se colocada em prática, a medida poderia atrapalhar o pleito em todo o país, além de criar um caos jurídico em meio ao processo eleitoral.

De acordo com a Advocacia Geral da União (AGU), o juiz Eduardo Luiz Rocha Cubas, do Juizado Especial Federal Cível de Formosa (GO), informou ao Comando do Exército que determinaria o recolhimento dos aparelhos no final do dia 05 de outubro, pouco mais de 24 horas antes do começo da votação.

Por conta da gravidade do assunto, a Consultoria Jurídica do Comando do Exército avisou a AGU, que ingressou com uma reclamação disciplinar contra o magistrado no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O corregedor nacional da Justiça, ministro Humberto Martins, então determinou o afastamento de Eduardo. Se for considerado que ele violou as normas da magistratura, ele pode ser aposentado compulsoriamente.

Na reclamação, a AGU destacou que o juiz agiu com viés ideológico, colocando em risco o voto e "incentivando uma radicalização do discurso eleitoral que suprime a racionalidade essencial ao Estado de Direito". "Atuou com evidente parcialidade, ao se dirigir pessoalmente ao Comando do Exército, para antecipar o conteúdo de decisão a ser proferida, apresentar os ;desdobramentos; que reputa cabíveis, demonstrar ;plano de ação;".

Em uma série de vídeos publicados na internet, o juiz Eduardo Cubas, que se identifica como presidente de uma entidade de juízes chamada Unajuf, desconhecida entre os juízes, aparece ao lado do deputado Eduardo Bolsonaro, filho do candidato à Presidência Jair Bolsonaro, que vem fazendo uma série de criticas ao sistema de votação e alegando que "não vai aceitar o resultado" do pleito caso não seja o vencedor.