Renato Souza
postado em 01/10/2018 11:07
A Polícia Federal inaugou, na manhã desta segunda-feira (1;/10), em Brasília, o Centro Integrado de Comando e Controle das Eleições Gerais (CICCE). A unidade vai reunir em uma sala, autoridades de diversos órgãos de segurança e controle para acompanhar a realização das eleições no primeiro e segundo turno.
O diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro, destacou que a união dos representantes dos órgãos públicos terá que objetivo dar uma resposta rápida a situações que ameacem a segurança das eleições. "Essa integração sempre existiu no âmbito da PF, com a reunião de suas unidades. Pela primeira vez temos agora os órgãos parceiros. Situações nacionais, de grande repercussão, que necessitam de ação integrada serão alvo da nossa atenção", afirmou.
O centro entrou em operação e segue funcionando até o próximo dia 8, um dia após a data da votação em primeiro turno. Após isso, o centro entra novamente em operação entre os dias 22 a 29 de outubro, para acompanhar o segundo turno.
A sala vai reunir representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), PRF, Departamento Penitenciário Nacional (Depende), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Forças Armadas, Força Nacional, ANTT, ANAC, Receita, entre outros.
A PF não age de ofício, ou seja, sem ser requisitada. O centro, que aproxima as autoridades, poderá tornar esse pedido praticamente instantâneo, assim que surgir algum problema.