Politica

Agressor de Bolsonaro vira réu na Justiça de Minas Gerais

Adélio Bispo de Oliveira vai responder pelo crime com base na Lei de Segurança Nacional

Renato Souza
postado em 04/10/2018 17:09
Adélio Bispo, agressor de Bolsonaro
O juiz da 3; Vara Federal de Juiz de Fora (MG), Bruno Savino, aceitou denúncia do Ministério Público Federal e Adélio Bispo de Oliveira, que tentou matar o candidato de PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, se tornou réu na ação penal. Ele vai responder pela tentativa de homicídio com base na Lei de Segurança Nacional.

Na denúncia do MPF, aceita pela Justiça, o procurador Marcelo Matos Medina destaca que o atentado contra o parlamentar ameaçou a democracia, e por isso, o crime deve ser punido como uma tentativa de prejudicar todo o sistema político nacional. ;A tentativa de eliminação física do favorito na disputa pelo primeiro turno, em esforço para suprimir sua participação no pleito e determinar o resultado das eleições mediante ato de violência ; e não, como dito, mediante o voto ;, expôs a grave e iminente perigo de lesão o regime democrático; produziu risco sério e palpável de distorção no regime representativo, consistente na perspectiva de privação, à força, da possibilidade de milhões de eleitores sufragarem as ideias e propostas com as quais se identificam;.

[SAIBAMAIS]A defesa de Adélio protocolou no processo um laudo particular apontando que o cliente sofre de um quadro de insanidade mental, e não tem discernimento de seus atos.

Os advogados querem que o juiz instaure um processo de "incidente de sanidade mental", para a realização de um novo exame a fim de permitir que ele faça tratamento psiquiátrico, em vez de ser preso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação