Politica

TSE nega pedido de Cabo Daciolo para participar de debate da Globo

Programa será transmitido na noite desta quinta-feira e terá a participação dos primeiros colocados nas pesquisas

Isabella Souto/Estado de Minas
postado em 04/10/2018 20:34

Programa será transmitido na noite desta quinta-feira e terá a participação dos primeiros colocados nas pesquisas

O candidato a presidente pelo Patriota, Cabo Daciolo, está fora do debate da noite desta quinta-feira na TV Globo. O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Horbach, negou o pedido do candidato para participar do programa.

No recurso, a defesa do candidato alegou que ele teria direito à participação porque o partido tem cinco parlamentares no Congresso Nacional ; requisito estabelecido pela lei eleitoral para a inclusão obrigatória em debates.

No entanto, como um dos cinco parlamentares é suplente ; assumiu o mandato de deputado federal em janeiro do ano passado ;, o magistrado entendeu que ele ;não tem a condição de mandatário; resultante da eleição.

;Assim, não pode ser computado para os fins específicos do art. 46 da Lei das Eleições, na forma da jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral", argumentou o ministro ao indeferir o pedido.

No twitter, o candidato reclamou de não ter sido convidado para o debate e avisou que havia recorrido ao TSE contra ;o boicote da Globo;. ;O propósito está nas mãos de Deus;, escreveu.

Na rede social, foi criada a hashtag #DacioloNaGlobo, com vários tuítes contra a ausência do candidato no debate. Daciolo chamou a atenção nos programas anteriores pela espontaneidade e religiosidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação