Politica

Justiça autoriza Eduardo Azeredo, ex-presidente do PSDB preso, a votar

Ex-governador de Minas está preso há cinco meses e será escoltado até a sessão de votação sem algemas e uniforme do sistema prisional

Isabella Souto/Estado de Minas
postado em 05/10/2018 13:41
Eduardo Azeredo deverá votar em horário de pouco movimento e está proibido de conceder entrevistas à imprensa
O ex-governador Eduardo Azeredo (PSDB) vai votar no próximo domingo. Preso há cinco meses na Academia do Corpo de Bombeiros, em Belo Horizonte, ele teve o pedido atendido pelo juiz da Vara de Execuções Penais (VEP) da capital, Marcelo Augusto Lucas Pereira.
Segundo a decisão do magistrado, o tucano poderá comparecer ao local de votações sem algemas e uniforme do sistema prisional. Azeredo será escoltado em veículo descaracterizado com policiais à paisana ;para não atrapalhar o exercício do voto dos outros eleitores;.

Ele será conduzido em horário de pouco movimento e está proibido de conceder entrevistas à imprensa. O horário de votação é das 8h às 17h. O juiz justificou a autorização com base no artigo 15 da Constituição, que dá ao preso provisório o direito de votar.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) instalou urnas em quatro unidades prisionais do estado para que 83 presos ; com condenações ainda alvo de recurso ; possam votar.

Azeredo foi condenado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais a 20 anos e um mês de prisão pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro no caso do mensalão tucano.

Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve negado o direito de votar pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. Preso desde abril em Curitiba, o argumento é a "impossibilidade técnica intransponível" de instalar uma urna na sede da Polícia Federal para que o petista possa votar.

Além disso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já estabeleceu o número mínimo de 20 eleitores para uma urna, garantindo assim o sigilo do voto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação