Publicidade

Correio Braziliense

TSE não confirma resultados de votação no exterior que circulam na internet

Extratos com resultado de urnas no exterior têm circulado nas redes sociais, mas TSE não confirma se resultados são definitivos ou corretos


postado em 07/10/2018 12:21 / atualizado em 07/10/2018 13:42

Os brasileiros vão as urnas em 99 países, em 171 locais de votação(foto: Evaristo Sa/AFP)
Os brasileiros vão as urnas em 99 países, em 171 locais de votação (foto: Evaristo Sa/AFP)

Embora, até as 10h, a votação para presidente já tivesse sido encerrada em 18 países, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) só divulgará oficialmente os resultados da votação no exterior às 19h (horário de Brasília). São 500 mil brasileiros (0,34% do eleitorado total) aptos a votar em outras nações. A divulgação dos resultados nacionais começam a ser disponibilizado às 19h porque é nesse horário que se encerra a votação no Acre.

Na internet, no entanto, os extratos de votação que são impressos e fixados na entrada dos locais de votação têm sido divulgados, inclusive em páginas de embaixadas brasileiras, como fez a representação em Israel. O Tribunal ressalta, contudo, que não era possível confirmar, até a última atualização desta matéria, se os resultados que vêm sendo divulgados eram definitivos ou corretos.
 
Os brasileiros vão as urnas em 99 países, em 171 locais de votação. Wellington, capital da Nova Zelândia, foi a primeira cidade a concluir a votação, às 2h deste domingo . Além da Nova Zelândia, a eleição também já foi encerrada na Austrália, China, Cingapura, Coreia do Sul , Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Hong Kong, Índia, Indonésia, Japão, Malásia, Nepal,  Omã, Tailândia, Taiwan, Timor-Leste e Vietnam.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade